Músicas para rever o básico do inglês (e aprender de vez)

In junho 1, 2016
6406 Views

Você ama a premiadíssima Taylor Swift, mas seus amigos disparam a rir na hora em que entoa a animada Shake it Off? Bom, talvez não seja necessariamente porque você canta mal, mas é que ninguém merece uma palhinha da mais pura embromation, sabe? E tudo bem que você até já tenha passado do nível Iarnuou do inglês macarrônico, mas transformar as letras dos seus ídolos em um dialeto incompreensível não rola nem para sua performance diária debaixo do chuveiro! Pois aproveitando que as mulheres estão mais em alta que nunca no showbizz, que tal rever o básico do inglês com as divas? Confira e se prepare para não passar vergonha da próxima vez em que quiser impressionar a galera!

Blank Space, da Taylor Swift

Para quem está começando a se sentir à vontade com pronúncia e vocabulário, nada melhor que letras bem intervaladas, com frases curtas e palavras enfáticas, dando mais tempo para entender e repetir. Veja, por exemplo, esse trecho de um dos maiores hits da Taylor Swift:

Nice to meet you, where you been?

I could show you incredible things

Magic, madness, heaven, sin

Saw you there and I thought

Oh my God, look at that face

You look like my next mistake

Love’s a game, wanna play?

Só nesses poucos versos de Blank Space você já tem à sua disposição várias possibilidades de estudo para aprender o básico do inglês, desde gírias, passando por frases interrogativas básicas e, finalmente, abreviações e verbos. A começar pelo nice to meet you, nosso prazer em conhecê-lo, cumprimento básico com o verbo meet no present tense.Look like, construção que se assemelha ao nosso tipo isso. Também temos ali abreviações bem comuns da língua, como where (have) you been e (do you) wanna play, assim como flexões do verbo no passado com o saw you there, do verbo to see. Há gírias bem parecidas com as nossas, como o oh my God e, finalmente, um desfile gradual de substantivos, como magic, madness, heaven, sin, que ajuda a enriquecer o vocabulário.

Hold me down, da Halsey

Quer tomar gosto de vez pelo inglês? Então a novata Halsey, uma americana de 21 anos com trejeitos derapper, pode ser sua melhor tutora. Seu álbum de estreia, intitulado Badlands, oferece tanto letras narradas (contando uma historinha sobre amores e família) quanto letras repetitivas, que grudam na cabeça como chiclete. Uma delas é Hold me down, que, além de deliciosa, é bem fácil de acompanhar e perfeita para estudar inglês, já que Halsey adora fazer trocadilhos em nome da rima e não abre mão das abreviações. Veja o verso:

Hold me down

Hold me down

Sneakin’ out the back door, make no sound

Knock me out

Knock me out

Saying that I want more, this is what I live for

Aqui, Halsey faz um jogo com hold me down (me segure) e knock me out (me derrube). E o mais curioso é que, se você contar, verá que as duas frases têm 10 letras, demonstrando o talento da letrista e causando uma sonoridade única, que faz toda a diferença no listening. Ao mesmo tempo, ela adora usar uma linguagem bem descolada, como sneaking, termo despojado que significa procurar, caçar ou fuçar.

Habits, da Tove Lo

Se você está em busca tanto de qualidade musical quanto de canções pop fáceis de memorizar e cantarolar, a sueca Tove Lo é o nome que procura. Com melodias que lembram bastante os conterrâneos do Abba, Tove Lo adora falar sobre noitadas e amores perdidos, de uma maneira bem dramática. Confira no verso do super hit Habits:

You’re gone and I got to stay high

All the time to keep you off my mind

High all the time to keep you off my mind

Nesse verso, aprendemos até mesmo um termo politicamente incorreto. High, além de alto, passa a significar chapado, dependendo de como é usado na sentença. E esse é um bom exemplo para se perceber que palavras em inglês, assim como no português, podem ter sentidos diversos conforme o contexto em que forem usadas.

Ribs, da Lorde

É claro que não poderíamos encerrar essa lista sem a mais jovem professora da lista, no entanto, uma das mais talentosas da música mundial nos dias de hoje. Estamos falando da neozelandesa Lorde, uma das cantoras da nova geração mais aclamadas pelo público e pela crítica. Curte poesia em forma de canção? Então vai adorar Ribs, que fala sobre memórias de bons tempos da juventude, expondo sentimentos que especialmente quem é jovem e apaixonado vai entender muito bem.

The drink you spilt all over me

Lover’s Spit left on repeat

My mum and dad let me stay home

It drives you crazy getting old

Lorde é uma compositora tão excepcional que consegue transformar o simples verso acima, com o qual inicia Ribs, em refrão, simplesmente ao mudar a velocidade dos vocais. Com a repetição, ela enfatiza que, dentro dessas quatro frases, há um sentimento muito forte, que merece ser ressaltado. De quebra, ainda oferece um prato cheio para quem quer treinar o básico do inglês baseado na repetição e no contexto do que está sendo dito. Perceba que o verso é tão poético que dispensa tranquilamente o fundo musical.

Não nos entenda mal: nada contra a diversidade da música brasileira, uma das mais ricas do mundo, mas a partir do momento em que você mergulha nas letras do universo pop-rock americano e britânico, fica por dentro de uma nova amplitude de palavras, gírias e construções frasais que até mesmo uma renomada escola de inglês levaria muito mais tempo para ensinar. Isso sem contar que passará a entender direitinho o que seus ídolos querem dizer! Ao adotar como professores gente do gabarito de Taylor Swift, você não só torna seu aprendizado mais dinâmico, como se diverte do início ao fim das lições. So, shake it off!

Também conhece algumas letras que são ótimas para se aprender inglês, não só revendo o básico como ampliando seu leque de conhecimentos? Participe deixando suas sugestões aqui nos comentários e entre logo no ritmo!

Felipe Diesel

1 Comentários

  1. Pingback: Músicas para se preparar para o Rock in Rio 2022 e treinar seu inglês - Hey Peppers!

Deixe um comentário