6 dicas preciosas para aprimorar sua pronúncia em inglês
Aprimorar a pronúncia em inglês é um dos principais desafios de qualquer pessoa que deseja aprender inglês, independentemente de sua idade, nível de conhecimento e objetivos pessoais. Essa habilidade costuma ser a mais difícil de aperfeiçoar, porque depende também de outros fatores, como tempo de exposição à língua, bom ouvido para diferentes fonemas e atenção aos detalhes de cada palavra.
Ou seja, para deixar a pronúncia nos trinques é preciso ficar atento e praticar! Mas como fazer isso? Continue ligado e veja dicas simples para aprimorar sua pronúncia em inglês! Vamos lá!
1. Aprenda a ouvir
Não é possível ter uma boa pronúncia em inglês sem saber ouvir. Se você não presta atenção na forma como as palavras são ditas por pessoas nativas, nos vídeos e áudios que ouve em sala de aula, ou em outras mídias, não há como aprimorar sua pronúncia. Ou seja, é imprescindível que essa seja a principal dica adotada. Mas como fazer isso na prática?
Sempre quando estiver ouvindo algo em inglês — professor, filme, rádio, TV, etc — lembre-se de prestar especial atenção à forma com que algumas palavras novas são ditas, em qual sílaba é maior a ênfase de cada palavra e como a entonação muda ao fazer perguntas e afirmações. Todos esses detalhes importam e isso pode ser uma ótima maneira de você perceber dúvidas que nem imaginou ter, bem como de aprender algo novo a cada contato com a língua.
2. Assista vídeos de pronúncia no YouTube
O YouTube é uma plataforma extremamente rica e gratuita de aprendizado. Existem várias fontes confiáveis de vídeos sobre aprendizado de inglês, inclusive com foco exclusivo em pronúncia. Eles ajudam o estudante de inglês a aprimorar sua pronúncia por meio de exercícios específicos de repetição, quebra de palavras, regras de fonologia, entre outros aspectos essenciais para uma pronúncia perfeita.
Por exemplo, neste vídeo da Oxford Online English, você encontra dicas valiosas sobre como identificar as sílabas tônicas de uma palavra, as regras de entonação do inglês, entre outras coisas. Já este vídeo traz as 3134 palavras mais comuns do inglês, escritas e faladas, para que você repita na medida em que elas são pronunciadas.
3. Leia em voz alta
Ler em voz alta é outro exercício que pode ajudar — e muito — sua pronúncia em inglês. Estudantes da língua normalmente usam suas habilidades de pronúncia apenas em sala de aula — ou cantando no chuveiro — quando estão na frente do professor. Isso é um erro, porque diminui o contato com a língua e deixa de aproveitar boas oportunidades de treinar o que foi ensinado em sala.
Para manter um contato constante com a pronúncia do inglês, experimente falar e ler em voz alta quando está estudando, ou mesmo quando se está sozinho em casa. Muitas pessoas também fazem isso quando estão no trânsito, a caminho do trabalho ou de casa. É como se você estivesse pensando em voz alta. Por mais que seu professor não esteja ali para corrigir eventuais erros, esse exercício faz você relembrar alguns conceitos de sala de aula e aprimorar sua pronúncia.
4. Treine suas habilidades sempre que possível
Por falar em treinar suas habilidades de pronúncia fora de sala de aula, também há outras oportunidades de fazer isso, que não sejam somente por meio da leitura em voz alta quando se está sozinho. Você pode encontrar colegas e amigos nativos, que estejam dispostos a falar em inglês com você, seja ao vivo, seja por Skype ou FaceTime.
Além disso, você pode ter um colega, amigo ou namorado que esteja aprendendo inglês assim como você. Para que todos melhorem sua pronúncia, que tal combinar de só falar em inglês um com o outro? Pode ser meio constrangedor no início — e render boas risadas —, mas passada a vergonha, essa é uma ótima maneira de aprimorar a pronúncia fora de sala de aula. Aproveite cada minuto, sempre que possível. Isso faz toda a diferença no aprendizado!
5. Ouça podcasts e rádios estrangeiras
Existem diversos podcasts e canais de rádio estrangeiras para te ajudar a ter uma pronúncia cada vez mais próxima de nativos. Ouvir pessoas falando em inglês fora do contexto de sala de aula é imprescindível para que sua pronúncia fique cada vez melhor. Pensando nisso, preparamos uma lista de podcasts, rádios e outras plataformas que podem te ajudar nessa tarefa. Veja:
English Pronunciation Podcast
Esse é um canal especializado em pronúncia do inglês. Ouça cada um deles e treine em casa.
American English Pronunciation Podcast
Voltado especificamente para a pronúncia norte-americana em inglês, esse podcast é gratuito e pode ser encontrado aqui, na Apple Store. Você baixa as sessões gravadas e ouve quando quiser!
Tune In English
Tune In é uma plataforma de rádio online, com vários canais que podem ser gratuitamente acessados pelo usuário. Mas se você quer focar especialmente no aprendizado do inglês, pode acessar um canal que tem justamente essa finalidade!
6. Entenda a entonação
Cada língua tem suas próprias regras de acentuação das palavras, pronúncia de sílabas tônicas e entonação ao longo das frases. Prestar atenção nesses aspectos é fundamental para que você tenha uma boa pronúncia, já que nem sempre essas regras são universais.
Tudo começa com a identificação da pronúncia da palavra. Você consegue descobrir isso por meio de recursos de áudio em dicionários online — escute o som de what — e da representação fonética das palavras. Mas isso não é suficiente para ter uma pronúncia perfeita. Não basta saber como pronunciar a palavra what isoladamente, se quando ela está inserida em uma frase você pode ter que pronunciar apenas uma ou outra sílaba.
Quando você disser “What is he doing?”, é importante perceber por meio de exemplos de vídeos e áudios que a pronúncia soa como “Uátzie doin?”. Notou que o “is” e o “g” quase não aparecem? Por fim, se ligue nos detalhes, não faça o Joel Santana e arrase no inglês!
E aí? O que achou das nossas dicas? Coloque-as em prática e melhore já sua pronúncia em inglês! Aproveite e deixe outras dicas e sugestões, nunca te pedimos nada!
Felipe Diesel
2 Comentários