Quais os principais mitos sobre empreendedorismo?
Há um certo tempo o termo “empreender” está em alta, e com esse hype vieram também os rumores e vários mitos sobre empreendedorismo. Quem nunca ouviu que para empreender é preciso ter nascido com o “dom”? Ou que é necessário ter muito dinheiro para ser um empreendedor? Esses são apenas alguns exemplos que permeiam o imaginário popular sobre o tema.
Muitos desses mitos surgem sob a forma de dúvidas, que ao serem respondidas sem o devido aconselhamento profissional causam um ruído comunicativo. Então te pedimos aqui muita calma e que não desista do seu objetivo de empreender por ter ouvido um ou dois rumores que te desqualificam para o perfil de “empreendedor ideal”.
Afinal, suas chances de sucesso crescem apenas se você entender qual o melhor caminho para começar nessa jornada, buscando informações acertadas e evitando as fake news do universo empreendedor. Para te ajudar nisso, reunimos aqui alguns dos mitos sobre empreendedorismo mais comuns e difundidos por aí e vamos quebrá-los junto com você. Preparado?
Continue lendo e entenda desconstrua junto conosco esses mitos que só te atrapalham a seguir em sua jornada empreendedora!
1. Já se nasce sabendo ser empreendedor
Muito se fala sobre “talento” ou mesmo “dom” para empreender, como se fosse algo com que já se nasce e simplesmente não pode ser aprendido ao longo da vida. Porém, diversos especialistas já avaliaram que o empreendedorismo não é nato, e que pode sim ter habilidades e competências desenvolvidas e aperfeiçoadas com estudo, pesquisas e empenho, sumindo com um dos principais mitos sobre empreendedorismo.
Muito embora existam traços de personalidade que ajudem na trajetória do empreendedor, seu sucesso não está determinado por ter nascido ou não com isso. Acertos e erros são tão comuns quanto necessários para colocar à prova o quanto você está preparado para a atividade.
Muito estudo é fundamental nesse contexto. Tendo em vista que não há um “curso para empreendedores”, falamos aqui sobre uma busca constante por capacitação, aperfeiçoamento e auto avaliação. Tudo isso vai somar na construção de habilidades relevantes, experiências e a construção de uma rede valiosa de networking e conhecimento.
2. Empreendedor trabalha pouco e vive sempre em tranquilidade
O título desse mito sobre empreendedorismo poderia facilmente ser associado a um aposentado, e um que era muitíssimo bem pago quando ativo, concorda? Afinal de contas, até mesmo algumas pessoas empreendem também na terceira idade por razões diversas. Porém, a realidade prática sobre isso não tem nada de tranquilo e pacato.
Especialistas destacam que empreender na aposentadoria ou em busca de mais tempo com a família certamente pode representar uma grande ilusão. Muitos aspectos da vida mudam quando opta-se por empreender, independente do segmento. Contudo, isso não significa menos trabalho em nenhum ponto de vista.
Fala-se que, em uma média, o empreendedor trabalha 12 horas diárias, o que (obviamente) pode ser flexibilizado e reduzido em alguns contextos, mas também pode ser aumentado, se considerarmos que o negócio permeia praticamente todos os âmbitos da vida dessa pessoa. Assim, entendemos que essa flexibilidade é limitada, e pode representar uma bênção e maldição.
A liberdade mantém-se de maneira mais visível quando falamos no modelo de gestão, horários, ideias e atitudes. No entanto existem também limites aqui que se não forem seguidos podem comprometer o sucesso da empresa. Afinal, tudo deve ser feito e pensado em consonância com as necessidades e desejos do público alvo que, no final do dia, é o verdadeiro chefe maior em qualquer negócio.
3. Não é vantajoso ser empreendedor no Brasil
Longe de nós romantizar a atividade o empreender em um país como o nosso, com inúmeras dificuldades como as altas taxas de tributos e burocracias. Porém, especialistas já conseguem destacar a importância de tentar retirar oportunidades do nosso cenário e driblar as barreiras ao longo da caminhada percorrida pelo empreendedor brasileiro.
Algumas pesquisas revelam que o brasileiro tem um verdadeiro gosto por empreender, posiciona-se bem diante dos desafios e riscos, o que representa culturalmente uma vantagem importante a qual deveríamos nos aproveitar. Quando encontra o mercado ideal, com reais oportunidade de atuação, incentivo, aconselhamento e o estímulo necessário, o empreendedor brasileiro pode ir longe.
O importante aqui é não deixar que as boas vantagens, que por vezes ficam ofuscadas perante a parte negativa do cenário nacional atual. Algumas das mais citadas são o tamanho do nosso mercado e também a oportunidade de gerar empregos. Já existem alguns órgãos especializados a apoiar novos empreendedores desde a abertura do negócio até planos estratégicos importantes. Aproveite!
4. É necessário muito dinheiro para se tornar empreendedor
A questão financeira é o ponto de maior atenção e dúvida entre os novos empreendedores, e também um dos mais populares mitos sobre empreendedorismo. Isso se deve ao fato de que passa sempre na nossa cabeça que sucesso está associado ao quanto você tem naquele momento para investir no negócio.
Obviamente que a ausência dos recursos mínimos necessários pode estagnar uma excelente ideia e enterrar o sonho de um empreendedor. No entanto, como grandes companheiras, a inovação e criatividade podem (e devem) ser utilizadas aqui na busca por soluções com menos recursos. Além disso, o potencial comunicativo do empreendedor pode ajudá-lo também na busca por investimentos em sua rede de networking.
Casos de sucesso com empreendedores que começaram com pouco e obtiveram grandes resultados são como injeções de ânimo e reforçam aqui as possibilidades. Um destes é do empresário Brian Morgan, fundador da Adventure Life, que começou a sua companhia com apenas US$ 3 em 1998, e em 2008, já possuía um negócio avaliado em US$ 11 milhões.
O que gostaríamos de destacar aqui é que, a necessidade de ter um grande capital para investir ou para fazer o negócio crescer não pode ser um entrave para sua trajetória empreendedora. A falta de recursos financeiros já é apontada como um dos três principais desafios dos empreendedores brasileiros em algumas pesquisas, e isso é preocupante.
Muitas vezes os novos empreendedores não conseguem acessar possíveis investimentos que os contemplariam, destacando a importância de buscar informação tanto quanto o investimento mínimo com o capital de giro para começar. A depender do negócio que deseja começar há diversas possibilidades e facilitadores.
O modelo de franquias é um dos grandes exemplos de negócios com baixo custo e rápidos retornos, se comparados a outros segmentos, ou com a abertura de uma empresa do zero. Sendo as franquia uma das grandes tendências de empreendedorismo para os próximos anos, separamos mais um super conteúdo para você conferir mais sobre esta e muitas outras, leia aqui!
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