Aprender inglês: 5 dicas para começar a jornada bilíngue
Sabendo que aprender inglês nos dias atuais já tornou-se praticamente indispensável, especialmente para quem sonha em viajar para outros países, ter sucesso profissional, fazer intercâmbio fora do Brasil e até mesmo ver aquele filme gringo sem legenda! O idioma já é um dos mais falados no mundo e sua importância é inquestionável, mas e você? Sonha em ser bilíngue?
Já é possível treinar as mais diversas competências do idioma com livros, filmes, séries, música e até podcasts! Dominar o inglês traz inúmeras vantagens ao longo da vida, e nunca é tarde para começar essa jornada para alcançar fluência. Porém, existem diversas limitações e fatores considerados impedimentos para começar. Seja vergonha, dificuldades financeiras, não saber por onde começar, enfim… Nesse ritmo, aprender inglês vai ficando em segundo plano e quando percebemos surge a reflexão “eu deveria ter começado antes”.
Pensando em te ajudar a priorizar um futuro bilíngue separamos aqui algumas super dicas para que você comece já a aprender inglês, e muito breve consiga se comunicar em outro idioma por aí. Então, continue lendo e confira!
Confira agora algumas super dicas para começar a aprender inglês!
- Organize seu tempo
Organização e disciplina são fundamentais na rotina de qualquer estudante, na hora de aprender inglês o cenário é o mesmo. O ideal é preparar um cronograma incluindo os horários que você poderá dedicar para os estudos e também quais tópicos pretende cobrir em cada horário. Dedique-se ao máximo enquanto estiver estudando mas não esqueça de tirar pausas para conseguir assimilar melhor os conteúdos.
Utilize as ferramentas disponíveis que possam contribuir com a melhoria do seu aprendizado, dicionários e livros são importantes mas também existem diversas outras possibilidades, especialmente na internet.
- Estabeleça um rotina de estudos
Assim como a dica anterior essa aqui se refere à práticas muito pessoais que fazem toda a diferença na hora de aprender um novo idioma. Com os horários disponíveis devidamente mapeados está na hora de mapear também a quantidade e os tipos de conteúdos em cada dia, estabelecendo assim uma rotina, de fato.
Você pode contar com materiais didáticos e até mesmo sites que mostram grades interessantes de estudos, de forma a compreender as principais competências e os pontos mais importantes da gramática em cada nível. O que importa é não quebrar a rotina, a menos que tenha grandes imprevistos, e também revisitar conteúdos e anotações.
- Conte sempre com boas opções de entretenimento
Em consonância com as dicas anteriores, na hora de montar o plano de estudos e organizar o tempo com calma, lembre-se que você é um ser humano e tanto precisa quanto merece momento de diversão! Aí que entra o entretenimento na hora de aprender inglês, afinal grande parte das produções que consumimos hoje, seja de filmes, séries, músicas, documentários, e etc, vêm dos EUA e/ou demais países de língua inglesa.
Na prática, significa que que você pode e deve utilizar seus momentos de descontração ou relaxamento também para exercitar certas competências. Pode parecer muito difícil compreender na totalidade os conteúdos no idioma original, mas comece devagar. É possível utilizar legendas em filmes e séries, assim como é interessante ouvir músicas que você gosta com a letra acompanhando. O que mais seria interessante?
Ler um livro pequeno, ouvir um podcast de tema simples, enfim! As possibilidades são diversas. Dessa forma, você estará se familiarizando com termos e sentenças específicas de cada contexto e breve estará com a compreensão oral e demais competências pra lá de afiadas!
- Imersão no idioma
Falando em momentos de diversão chegamos em uma dica imprescindível para estudantes de outros idiomas: a imersão! Quando falamos em ouvir músicas, ver filmes ou até fazer leituras em inglês não deve ser apenas “bater o ponto” nessas coisas, mas incluir nos seus estudos itens que já fazem parte do seu cotidiano.
Se você não é tão fã de filmes mas ama um bom livro, busque alternativas em inglês para seu momento de leitura diário. Da mesma forma, cada pessoa possui suas preferências e sua própria rotina, que incluir opções diferentes de entretenimento. Sendo a imersão uma das formas mais eficientes de aprender inglês, esta refere-se à cercar-se do idioma ao máximo!
É perfeitamente possível incluir o inglês ao seu redor sem precisar, a princípio, sair do país para isso. Você pode alterar o idioma dos dispositivos eletrônicos que utiliza frequentemente, deixar navegadores e mídias sociais em inglês, e até mesmo buscar amigos que também querem aprender e criar grupos em apps de troca de mensagens instantâneas.
- Use a Internet a seu favor!
Destacamos bastante ao longo desse conteúdo a importância de buscar boas fontes de informação para montar seu plano de estudos e também para começar a aprender inglês, efetivamente. Livros e dicionários tradicionais, músicas, séries e filmes, tudo isso também pede um complemento mais do que conhecido: a internet!
Já existem ferramentas poderosas no aprendizado de idiomas disponíveis online e de graça. O dicionário de cambridge é uma das mais famosas e respeitadas fontes de conhecimento quando o assunto é buscas sobre palavras. Além disso, a rede BBC (British Broadcasting Corporation) também disponibiliza através do portal BBC Learning English, exercícios, vídeos, revisões, textos e muitos recursos gratuitos para ajudar estudantes e até professores de inglês.Existem também bibliotecas totalmente online com conteúdo em inglês, como a Ello (English Listening Library Online) onde você poderá encontrar, além de livros, também gravações em áudio e exercitar o listening enquanto aprende novas palavras. E não se engane, citamos aqui apenas alguns portais, mas a internet é um verdadeiro universo! Basta saber explorar, se organizar e se empenhar na jornada rumo à fluência. Confira também mais dos nossos super conteúdos gratuitos para te ajudar a aprender inglês!