Números em inglês: Dicas para ensinar para as crianças

In outubro 7, 2020
1274 Views

Durante a fase de alfabetização das crianças, uma das mais importantes no desenvolvimento infantil, a presença e colaboração familiar é imprescindível. Tirar um tempo para ajudar os pequenos com exercícios e estímulos específicos em casa pode fazer total diferença nesse processo de aquisição de novos conhecimentos.

Quando falamos no aprendizado de inglês isso se torna ainda mais importante. Sabendo que existem etapas que as crianças devem percorrer enquanto estudante de um novo idioma ainda tão cedo, entre temas e assuntos mais comuns a serem trabalhados no começo, estão os números (numbers).

Base para compreender e realizar as mais diversas operações matemáticas, os números vão ganhando cada vez mais relevância nas nossas vidas a medida que crescemos. Com um bom entendimento sobre os números absorvido ainda na infância, é possível ter um melhor entendimento sobre conceitos matemáticos básicos desde cedo, impactando direta e positivamente na confiança das crianças em suas próprias habilidades matemáticas. Dessa forma, podem adquirir muito mais facilidade de aprendizagem no futuro.

Pensando em ajudar você que busca auxiliar seu filho nessa etapa tão importante do processo educacional separamos algumas dicas interessantes. Então, continue lendo e confira!

  • Músicas

Nós nem precisamos dizer o quanto músicas são consideradas ótimas ferramentas para aprender inglês, certo? Certamente, esse conceito se aplica aos mais variados contextos e no aperfeiçoamento de diversas habilidades, quando o assunto é ensinar números em inglês para crianças isso se torna também uma ótima dica. 

Um dos grandes benefícios de utilizar músicas no ensino dos número em inglês para os pequenos está na possibilidade de interagir e se familiarizar com o novo idioma de uma maneira mais dinâmica e divertida. Além disso, as músicas com esse enfoque mais educativo tendem a ser simples justamente para estimular a memória das crianças e auxiliar na fixação do conteúdo. Existem diversas possibilidades nesse sentido, mas podemos sugerir dentre estas as canções:

Durante o período em que a criança estiver ouvindo as músicas não dê o play e deixe elas livres ouvindo sozinhas, seja o facilitador dessa aprendizagem, estimule! Provoque o envolvimento da criança pra cantar junto, vá traduzindo trechos, ajude na compreensão e pronúncia das palavras. Para além das músicas, existem playlists específicas que podem ser de grande valia para ajudar na pronúncia, vale a pena utilizar esse tipo de recurso!

  • Brincadeiras

Toda criança fica feliz ao ser convidada para alguma brincadeira, se for algo que ela já esteja habituado ou desperte seu interesse, melhor ainda. A dica aqui é adaptar algumas brincadeiras que a criança goste e transforme esse momento lúdico em algo diferente e educativo para ajudar na aprendizagem dos números em inglês. 

Seja dentro de casa mesmo ou em algum ambiente aberto, as idéias são inúmeras. Desde pular corda contando as repetições em inglês, ou utilizando jogos de tabuleiro, um bingo em família ou atividades semelhantes com esse mesmo intuito de envolver o tema na brincadeira. Aqui a criatividade é determinante para manter o interesse e a diversão. 

Lembre-se de manter o incentivo e guiar a brincadeira. Se esse estímulo não for constante a criança pode ficar entediada ou sentir que não está fazendo a atividade corretamente. O importante aqui é orientar e, principalmente, reconhecer sempre o esforço, parabenizando-o pelos acertos.

  • Paciência

Essa dica não envolve uma atividade específica mas dá suporte em toda e qualquer ação que você tome para ensinar inglês para crianças. Na realidade, a paciência é um ingrediente relevante em praticamente tudo na vida, especialmente se envolve o aprendizado de crianças. 

Visto que os números compõem um vocabulário muito extenso em inglês, não caia na tentação de passar uma grande quantidade deles em uma única oportunidade. Isso pode confundir e desestimular as crianças e fazer todo o progresso até aquele momento regredir. 

A dica aqui é ir com calma e trabalhar o tema aos poucos, separe os números em blocos. Pode começar do um ao cinco (one to five) e após utilizar atividades de fixação, dar um tempo para a criança entender, utilizar o novo aprendizado no cotidiano e só assim seguir para o próximo bloco. Isso pode acontecer após uma revisão do bloco anterior para sentir o progresso ou se será necessário retomar algum ponto específico, sempre de forma divertida e que faça sentido para a criança.

É importante atentar ao ritmo deles para evitar frustrações ou desestímulo. Utilize as padronizações para brincar enquanto ensina, como ocorre na nomenclatura dos números 13 a 19 (thirteen to nineteen), pois todos terminam com “teen”. O mesmo com as dezenas após o número 20 (twenty), mostrando que todas sempre terminam com “ty”, e assim por diante.

  • Invista em um curso de inglês

Por fim mas não menos importante, nossas dicas e outras que possam ser recomendadas para ensinar os número em inglês para crianças vão ter ainda mais efetividade quando esse estímulo é estendido e conta com suporte profissional. Investir em um curso de inglês para crianças é a melhor opção para garantir um futuro bilíngue para os pequenos e com grandes oportunidades.

Apesar de ainda existirem diversos tabus e dúvidas, a infância é a melhor fase para aprender um idioma. Contando com aulas didáticas e lúdicas focadas no desenvolvimento das habilidades na infância, o processo acaba envolvendo o desenvolvimento do inglês junto do português. Dessa forma, diminui-se vícios, dificuldades e até travas na hora de falar, fatores comuns em adultos.

Com todos esse fatores, torna-se ainda mais fácil alcançar a fluência antes da vida adulta, garantindo todos os benefícios que o inglês, enquanto idioma mais importante do mundo, traz. Destaque no mercado de trabalho, experiências únicas em outros países em contato com culturas diferentes, possibilidades de intercâmbios, dentre outros. Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso super conteúdo sobre as vantagens do aprendizado de inglês na infância!

Deixe um comentário