Revisão no planejamento estratégico: A importância desse processo em momentos de incerteza

In novembro 4, 2020
872 Views

Planejar é uma atividade de extrema importância para um negócio, assim como nos mais diversos âmbitos da nossa vida. Quando falamos em empreendimentos ainda no início, que estão sendo reformulados ou precisam de reposicionamento, mas especialmente em momentos de crise e enfrentando cenários de incerteza, o planejamento estratégico ganha ainda mais relevância. 

Vale ressaltar que, o planejamento estratégico deve ser produzido com o máximo de informações e estudos, justamente para garantir certa previsibilidade e estabilidade para o negócio. Contudo, algumas vezes podem acontecer turbulências e cenários de complexidade alheios ao contexto interno da organização, mas que acabam por impactar os planos traçados. 

Nesses cenários, mudanças de planos são exigidas com o máximo de agilidade possível. Contudo, quando se trata da gestão do negócio diante de situações desse tipo, a revisão urgente do planejamento estratégico deve ser uma das preocupações primárias. Principalmente em momentos de turbulência desencadeada por fatores externos (como o surto do coronavírus) em que vários negócios acabam sendo impactados a tomada de decisão ágil garante que as consequências sejam menores.

A revisão de um planejamento estratégico exige reflexão, uma visão ampla do contexto interno e externo à organização e deve ser feito com uma frequência específica, podendo ser trimestral, semestral ou anual. Isso vai variar com cada empresa e o cenário enfrentado no momento. Dessa forma, será possível avaliar dificuldades e ameaças, forças, e os resultados alcançados, metas alcançadas (ou por alcançar), identificar oportunidades e agir com eficiência diante de incertezas. Continue lendo e confira mais sobre a importância da revisão do planejamento estratégico em cenários de crise e incerteza.

O que é planejamento estratégico?

Define-se como planejamento estratégico o processo de criação e documentação de um estudo e compilado com as melhores práticas direcionadas a atingir objetivos específicos da empresa. Neste plano são previstas ações específicas a serem executadas a fim de atingir metas e métricas de sucesso para determinado período ou cenário.

  • Um bom planejamento estratégico em geral costuma contar com os seguintes pontos: 
  • Avaliação do cenário;
  • Metas definidas
  • Decisões e ações efetivas a serem realizadas

Cabe o gestor se questionar e refletir com as equipes sobre o momento atual do negócio, onde querem chegar e como chegar nesse ponto idealizado. A partir disso, o planejamento estratégico poderá ser criado ou revisado com muito mais embasamento.

Por que o planejamento estratégico é tão importante?

Considerado um instrumento de gestão imprescindível para negócios de diferentes setores e portes, traz em sua essência a lógica de dominar o mercado frente aos concorrentes em um cenário de crescente competitividade. Com todos buscando alcançar o sucesso nos negócios, a sua importância está, especialmente em ser uma espécie de “norte” para que ações e decisões serão tomadas diante de certos cenários. 

Além disso, o planejamento estratégico garante que o negócio tenha um foco bem delimitado e esteja preparado para enfrentar circunstâncias externas, conforme destacamos anteriormente. Com isso, vemos o quanto é importante realizar a revisão do planejamento estratégico com certa periodicidade para realizar atualizações, rever pontos de melhorias e adequações.

Isso porque, essa revisão ajuda a assegurar que o negócio esteja cumprindo as metas e ações definidos da documentação do planejamento, e reafirma para os envolvidos no projeto os objetivos e as prioridades estipulados. Dessa forma, pode-se garantir que todos estejam alinhados e isso possa ser repassado para novos colaboradores, junto com a missão, visão, valores e os objetivos da empresa.

Afinal, como a revisão do planejamento estratégico pode ajudar em momento de crise?

Buscamos destacar aqui para que fique bastante claro que revisar o planejamento estratégico é tão importante quanto produzi-lo pela primeira vez, e também que deve ser feita com frequência para que se possa garantir efetividade nas ações. Em situações de crise e contexto de incerteza, situações excepcionais como a que o mundo inteiro se viu diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), praticamente todas as organizações independente do segmento e porte tiveram que rever suas estratégias e metas.

Em vários casos, negócios tiveram que mudar a sua forma de trabalho e em alguns casos, até repensar o seu modelo de negócio para que pudessem sobreviver aos impactos. A partir disso, vemos que refletir e focar na revisão de planejamento estratégico é uma das atitudes mais importantes que o gestor deve tomar.

Para além de auxiliar na definição de diretrizes de atuação e de metas a serem atingidas, é fundamental que durante essa revisão do planejamento estratégico o gestor entenda que precisa avaliar as possibilidades e flexibilizá-lo diante de imprevistos. Dessa forma, agir para se adequar aos novos cenários e prever decisões desse tipo durante essa revisão.

Assim, com ajustes e direcionamentos feitos com uma boa avaliação do mercado, o negócio conseguirá seguir no melhor caminho, com solidez, saúde financeira e comprometimento do colaboradores independente do cenário. Sabemos que momentos de incerteza no mercado podem parecer assustadores, mas para te ajudar a respirar aliviado, confira agora nosso conteúdo falando sobre o crescimento que o mercado de franquias sofreu em 2020 mesmo diante de uma crise!

Deixe um comentário