Adultos têm mais dificuldade de aprender inglês?

In junho 15, 2021
754 Views

Quando falamos no aprendizado de um outro idioma a premissa de “quanto mais cedo melhor” é muito comum. Isso porque, os benefícios de ser estudar e praticar qualquer atividade nessa fase tão importante como é a infância, são inúmeros.

Contudo, é um grande equívoco pensar que você é “velho(a) demais para isso”, e essa premissa é falsa para muitas coisas na vida. Não se engane, pois quando falamos em ganhos aprendendo algo como o inglês ainda quando criança não queremos dizer que a idade é um fator determinante e limitador no processo de aprendizado de um segundo idioma. 

Apesar disso, nós sabemos que durante a vida adulta existem diversos fatores que contribuem para essa crença limitante sobre as dificuldades de aprender inglês durante essa fase. Mas você já parou para pensar nas vantagens que os adultos possuem frente às crianças nesse processo? Você já esteve numa sala de aula cheia de crianças?

Questões como foco e melhor direcionamento da atenção são apenas alguns dos pontos que apenas após certa idade nós aprendemos a controlar, garantindo melhor aproveitamento em questões complexas, discussões e na organização dos estudos individuais. 

É bem verdade também que, isso tudo será muito mais verdadeiro no caso de adultos que já possuem o hábito do estudo ou que são mais determinados nesse processo, pois requer bastante empenho para equilibrar atividades profissionais, estudos e a vida pessoal. Mas, isso também se aplica a crianças que também não possuem esse hábito e que terão dificuldades, o que não torna também uma “missão impossível” para elas. Entende?

A ciência cognitiva, apesar de ter suas particularidades ao longo das fases da vida, abrange todas elas. Por isso, não é justo comparar o aprendizado de crianças e adultos, especialmente quando se trata de uma nova língua. Cada período da vida possui diferenças e em cada momento vamos encontrar benefícios e dificuldades no processo de aprendizagem.

Por isso, mentalize: Não existe idade certa para aprender outro idioma! Nunca é tarde para aprender inglês. E foi pensando nessa possível dúvida e angústia que acompanha alguns adultos e jovens adultos que construímos esse conteúdo explicando um pouco mais sobre o questionamento: “Adultos têm mais dificuldade de aprender inglês?” Continue lendo e confira!

Com a vida adulta chegam as dificuldades… mas também as vantagens!

Conforme introduzimos anteriormente, durante a vida adulta existem os “altos e baixos” como em qualquer fase da vida, mas sabemos que além das responsabilidades (e dos boletos) os adultos também ganham o chamado “prior knowledge” (conhecimento prévio) trazido das situações vivenciadas no cotidiano. 

Isso é particular da vida adulta pois temos contato com muito mais ambientes, pessoas e contextos diferentes o que nos traz referências e conhecimentos mais amplos. Um bom exemplo é o ambiente de trabalho ou universitário, onde as linguagens corporativa ou acadêmica nos são muito conhecidas e com isso nos trazem familiaridade na mudança de tópicos no aprendizado de inglês. Isso se aplica da mesma maneira aos mais diversos propósitos: seja doméstico, de viagens e lazer, no geral, dentre outros… 

Adultos não estudam idiomas por terem sido matriculados pelos pais, com pressão dos professores ou da carga escolar, e por isso suas motivações são outras e geralmente giram em torno de importantes necessidades. A maturidade e autocontrole que ganhamos com o tempo, somados às nossas experiências e motivações são grandes vantagens a serem entendidas e aproveitadas. Certamente, os professores que ministram aulas de inglês para crianças e para alunos mais velhos até adultos podem constatar com dados e experiência prática as características que cada tipo de turma possui e como isso afeta na aprendizagem. 

Para os adultos que estudam o que quer que seja, é comum que haja reclamações relacionadas com a “cabeça cheia” causando dificuldade de concentração no aprendizado, mas não se sinta único por isso. Muitos estudantes bem jovens costumam acumular um grande número de atividades extracurriculares, sem contar as diversas disciplinas da grade curricular tradicional que também impactam no desempenho para aprender um segundo idioma. O segredo é a organização, senso de responsabilidade e disciplina, que os adultos já conhecem e utilizam bem.

Além disso, uma das vantagens também muito importantes dos adultos que estão aprendendo inglês é o conhecimento sobre sua própria língua nativa. O chamado “conhecimento metalinguístico” soma aqui não apenas em termos de compreensão de estruturas, mas também e especialmente quanto ao funcionamento e uso dos termos. Não estamos aqui dizendo que todos os adultos são excelentes em gramática, mas o “prior knowledge”, já citado aqui, nos ajuda a aplicar muito melhor tudo que, em algum momento estudamos e dominamos na escola garantindo que consigamos relacionar melhor, transferir padrões entre os idiomas e utilizar nas situações mais adequadamente.

Dicas para melhorar o aproveitamento aprendendo inglês na vida adulta

1- Defina e persiga seus objetivos 

É fundamental colocar o seu objetivo principal para aprender o inglês como motivador e ter ele sempre em mente. Sua motivação é profissional? Foco no business english, pesquise sobre esse vocabulário específico, como aplicar as trilhas de aprendizado ao seu cotidiano diário no trabalho, e etc. 

Um objetivo bem planejado e com metas pode ser determinante para otimizar seu tempo de aprendizado. Se você quer, por exemplo, fazer um intercâmbio, oriente sua rotina de estudos dentro do tempo restante até a viagem. Além disso, diminuir a ansiedade também é um dos benefícios que esse tipo de planejamento prévio pode trazer.

2- Atenção para desenvolver os hábitos

Destacamos aqui que durante a vida adulta temos algumas vantagens a nível de determinação e empenho mas nós sabemos que muitas coisas podem comprometer esses fatores durante a vida adulta. As diversas responsabilidades nos fazem priorizar principalmente atividades que já se tornaram hábitos e entram na rotina dessa maneira. Por isso, um dos principais pontos de atenção para aprender inglês sendo adulto é coordenar as habilidades do idioma em volta de hábitos. 

Isso pode ser feito com base no seu objetivo, introduzindo os estudos da melhor forma nos momentos que você estabelecer como ideais para praticar. Seja uma atividade durante o horário do almoço, um filme sem legenda no final do expediente, praticar com um amigo em uma conversa no telefone, e assim você pode seguir! Sempre respeitando seus limites e criando uma rotina, especialmente nos primeiros meses, por ser um período decisivo para criar o hábito do estudo da língua.

3- Busque contato constante com o idioma

Falamos sobre criar hábitos e nada melhor para isso do que introduzir o inglês no máximo de coisas possíveis na sua vida cotidiana. Se seu objetivo é aprender mais rápido, aprender com naturalidade e ser introduzido(a) à vocabulário diverso do dia a dia é fundamental ter uma imersão no novo idioma. E atenção! Isso não significa necessariamente um intercâmbio ou viagem de turismo. 

É perfeitamente possível e altamente recomendado imergir na língua de outras formas, até mesmo se você pretende fazer um intercâmbio posteriormente. Então, sem sair do Brasil, você pode criar um ambiente propício para o aprendizado. É possível adotar medidas simples como mudar o idioma dos seus dispositivos tecnológicos como smartphones, tablets ou até do seu computador; ir aos poucos tirando a legenda dos filmes e séries que gosta; ler alguns portais de notícias internacionais e assim, estas e várias outras atitudes podem te ajudar a ter muito mais contato com o idioma!

4- Documente seu progresso e rotina de estudos

Após definir seus objetivos, adotar boas medidas de imersão do inglês no cotidiano e organizar sua rotina de estudos é necessário documentar tudo isso de alguma forma, certo? Afinal, se perder em meio aos livros, apostilas, links e cadernos de anotações pode prejudicar o hábito de estudar o novo idioma que você vem tentando criar. 

Por isso, uma das soluções possíveis para te ajudar é documentar por escrito alguns tópicos durante esse processo. Com o objetivo inicial em mente e devidamente anotado, planeje quais dias da semana e horários são ideais para suas práticas e inclua nesse mesmo local, além de outras coisas igualmente relevantes, como o tema estudado naquele período, como está o progresso, pontos de dificuldade, e assim por diante. Você pode usar um planner para distribuir tarefas, temas que necessitam de estudo mais silencioso, assinalar conteúdos já estudados e visualizar quais os próximos temas de estudo. Assim, esperamos te ajudar a tornar o aprendizado do inglês na vida adulta muito mais fácil e organizado na sua rotina. Para continuar a te dar essa força, confira também 5 melhores hacks para organização de tempo e melhore o aproveitamento dos estudos com as dicas da Hey Peppers!

Deixe um comentário