Como inovar e empreender? Conheça 4 grande tendências para 2020
Se você chegou até aqui e está lendo este conteúdo significa que já foi pego pelo desejo de empreender e inovar e busca agora mais conhecimento para iniciar, certo? Quando falamos em inovação é comum associarmos ao ato de criar ou mudar algo que já existe. Isso é feito sempre de forma a desenvolver algo útil causando mudanças positivas e ressignificando algo anteriormente estabelecido.
Na vida real, o conceito de inovar está bastante atrelado ao de empreender. Isso tendo em vista que a partir da união destes objetiva-se a oferta de soluções com proposta real de valor pessoas, organizações e sociedade. Logo, entendemos que empreender relaciona-se com oportunidades e criação de negócios, enquanto que a inovação está atrelada em agregar valor a essas determinadas soluções, criando assim negócios úteis e diferenciados.
Negócios que mudam inteiramente a forma como a sociedade interage e consome só são criados e mantidos a partir dos atos de inovar e empreender. Porém, o caminho rumo a esse casamento perfeito não é curto ou fácil, deve-se estar sempre de olhos bem abertos ao mercado e tendências.
Em um mundo de mudanças cada vez mais rápidas, o empreendedor que consegue acompanhar no ritmo as potenciais novas abertura no mercado poderá ser o melhor sucedido. As novas tecnologias também podem ser responsabilizadas pelo surgimento mais frequente de novas necessidades, então merece igual atenção.
Mas, de maneira geral, tendências surgem diariamente nos mais diversos segmentos. Para você que está planejando seu 2020 saiba que separamos aqui 4 super tendências para quem deseja começar a inovar e empreender visando investir em negócios interessantes e lucrativos. Então, continue lendo e confira!
1. Alimentação saudável
Não há mais como negar, o segmento de alimentação saudável têm apresentado crescimento significativo na procura entre os brasileiros. De acordo com levantamento divulgado em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável.
Além disso, a pesquisa aponta ainda que 71% dos entrevistados afirmaram preferir produtos mais saudáveis, e que estariam dispostos a pagar o valor mais alto, padrão para esse tipo de alimento. Dados como esse destacam que, sejam por motivações de saúde (obesidade, celíacos, intolerantes e alérgicos), políticas (como vegetarianos e veganos, por exemplo) ou qualquer outra, o fato é que esse mercado merece total atenção dos empreendedores de plantão para os próximos anos.
Isso é reforçado quando vemos que vários tipos de pessoas querem se alimentar de forma saudável mas não sabem ou não tem tempo para preparar esse tipo de alimento, mesmo não vendo problema pagar mais caro por ele. Por isso, investir nessa tendência é uma oportunidade e tanto para você ser capaz de inovar e empreender.
Seja uma linha de alimentos congelados mais saudáveis e práticos, um sistema otimizado de “healthy food delivery”, algo focado na crescente população vegetariana ou vegana ou mesmo uma proposta de sobremesas saudáveis, as possibilidades são inúmeras e o público é certo.
2. Economia compartilhada
Seja observando e utilizando serviços como Uber e Airbnb ou dados como da pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o fato é que os modelos de negócio baseados na economia compartilhada estão se mostrando bastante lucrativos e são uma excelente aposta.
A pesquisa revela que nada mais e nada menos que 89% dos brasileiros que já experimentaram alguma modalidade de consumo colaborativo aprovaram o modelo. Isso prova que o compartilhamento de bens e serviços, se utilizando de suporte, em geral, tecnológico moldam empresas com uma estrutura diferente em relação a negócios que atuam com base em modelos tradicionais.
A economia compartilhada abre espaço para que busca inovar e empreender e a previsão é que esse modelo cresça cada vez mais como tendência para o ano que vem. Ainda provando para você que é sua chance, segundo estimativas da consultoria PwC, a economia compartilhada movimentará, ao redor do globo, 335 bilhões de dólares em 2025 — 20 vezes mais em relação a 2014.
3. Mercado pet
Visto como um dos mercados mais promissores da atualidade, o segmento pet segue como uma das tendências com grande potencial para inovar e empreender em 2020. A posição de 4° lugar no ranking dos países que mais possuem animais de estimação, ocupada pelo Brasil, já representa em si um enorme incentivo para o investimento na área.
Para além de abrir um Pet Shop, o mercado permite diversas possibilidades, como produtos específicos para os amigos animais, clínicas veterinárias, lojas ou serviços do nicho, dentre outros. Pode-se partir da tendência generalizada de tratar os pets como verdadeiros membros da família e partir para o ataque com produtos/serviços que promovam bem estar, saúde ou beleza.
Há pesquisas indicando que nos lares brasileiros já se têm mais animais domésticos do que crianças, reiterando o imenso potencial de lucratividade, inovação e empreendedorismo dessa tendência para o ano que vem. Se a quantidade de pessoas que adotam ou compram algum bichinho é tão grande hoje, a possibilidade de aumentar é animadora.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). A pesquisa do órgão apontou que o faturamento do mercado pet totalizou cerca de R$ 20,3 bilhões apenas em 2017. Por isso, ainda baseado em dados da pesquisa, acredita-se fortemente que sempre haverá demanda por esses produtos/serviços, já que o Brasil têm-se os fatores culturais que corroboram para termos o título de um dos maiores apreciadores de pets do mundo.
4. Franquias e Microfranquias
O mercado de franquias nunca esteve em tanta evidência e por isso ganha um espaço especial aqui na nossa lista de tendências pra inovar e empreender como plano para o ano novo. Pesquisas recentes da Associação Brasileira de Franchising mostram que o mercado de franquias está em ascensão, pois o setor está em crescimento e com perspectiva de aumentar ainda mais neste ano.
Os dados da pesquisa em questão, divulgados em 2018, revelam que em janeiro de 2017 haviam registrado um aumento de 8% em faturamento, equivalente a R$ 163 bilhões no mercado. A partir disso, o Brasil passou a ver o mercado de franquias como um dos pilares para nossa economia injetando lucro e ânimo em diversos empreendedores.
Como é de se esperar, estima-se um crescimento ainda maior a partir de 2020 tendo em vista todas as facilidades e benefícios que esse modelo de negócio possibilita a empreendedores iniciantes e também aos experientes. Um dos principais fatores é a franquia estar posicionada como excelente opção para quem deseja abrir um negócio com uma marca estabelecida no mercado.
Os riscos oferecidos existem, assim como em qualquer contexto relacionado ao empreendedorismo, mas neste caso, investir nesse tipo de empreendimento há considerável redução na margem de erros. Há maior suporte, um nome consolidado, um público fiel e potencial bem mapeado, um processo e um modelo testado e aprovado.
Há várias opções de tipos e portes de franquias, as chamadas microfranquias são opções para investimento inicial mais baixo. Em todo caso, é imprescindível que se busque fontes de investimento suficiente, informações importantes sobre a franquia e segmento de interesse,e todos os detalhes que forem necessários para embarcar nessa jornada com mais segurança.
Questões como uma consultoria periódica de desempenho, suporte, treinamento, estudo sobre ponto comercial para definição da atuação e viabilidade do negócio, assessoria para desenvolvimento do plano estratégico de marketing, são fundamentais para assegurar sucesso para quem optar por empreender com uma franquia.
Todos esses benefícios e vários outros você garante sendo um franqueado da Hey Peppers! Somos a franquia que mais cresce no interior do RS, conte conosco para realizar o seu sonho. Tire suas dúvidas sobre o processo e torne-se um de nossos franqueados!.