Desafios do EaD: Como manter os alunos motivados durante o ensino remoto?

In outubro 27, 2020
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Com a enorme necessidade de adoção em massa do ensino remoto trazida pela pandemia, independente do nível, idade ou instituição, estudantes, pais, educadores e toda a sociedade passou a acompanhar os benefícios e também desafios do modelo. Não é difícil supor que a questão da motivação, após quase 6 meses de isolamento social obrigatório, rapidamente se tornou um dos obstáculos mais recorrentes e difíceis de lidar.

Seja uma criança ou adolescente no ensino básico, um jovem fazendo um curso on-line ou um adulto cursando faculdade ou pós-graduação, todos sentiram o peso exigido por quem está adquirindo conhecimento enquanto está em casa. Infelizmente, não existe mágica que ajudará há fórmulas prontas a serem seguidas ou grandes segredos que possam ajudar a engajar os estudantes, afinal, cada ser humano é diferente e possui suas particularidades naquele momento. 

Com isso, é fundamental entender que existem diversos fatores capazes de afetar a motivação. Seja pura falta de interesse pelo tema, cansaço (físico e/ou mental), autoconfiança ou autoestima abalados, falta de paciência, dentre vários outros, onde cada um destes possuem gatilhos específicos.

Sendo o envolvimento dos alunos nas aulas a chave para o sucesso do ensino a distância trouxemos hoje aqui um conteúdo focado em te ajudar a entender melhor o tema e como lidar com o desafio. Com persistências, criatividade e empenho é perfeitamente possível ultrapassar tudo isso e conquistar a motivação. Então, continue lendo e confira!

Dicas para manter a motivação durante o ensino remoto

  • Definir metas e foco para alcançá-las

Um dos principais pontos de atenção quando o assunto é manter a motivação no ensino remoto está em definir pequenas metas ao longo do processo de aprendizagem e procurar manter o foco para alcançá-las. Pouco a pouco ao ir percebendo as conquistas não há como não se sentir dono do próprio aprendizado, enxergando a si mesmo a partir do caráter independente e auto-motivados que esse fator pode trazer. 

É importante que os professores consigam fazer o acompanhamento frequente nesse sentido, oferecendo sempre feedbacks e, assim ajudando o estudante a melhorar sua capacidade de bater as próprias metas. Manter as expectativas altas não é uma má ideia aqui principalmente se o assunto é motivar. Mas sempre lembrando de manter os pés no chão e não estabelecer metas irrealistas, já que sucesso pode ser uma definição distinta para cada aluno.

  • Recompensas por cada conquista

Todo mundo ama receber um prêmio, especialmente quando sabemos que merecemos e nos esforçamos ao máximo para consegui-lo, certo? O que empresas já fazem para garantir a motivação dos funcionários funciona perfeitamente bem na hora de ter o mesmo de estudantes no ensino a distância. Um sistema de recompensas pode ser algo a ser aplicado para todos os níveis e garante adesão e aprovação de alunos de todas as idades.

Óbvio que o aprendizado, por si só, já é uma grande recompensa pelos esforços nos estudos, porém nada impede de acrescentar um “brinde” nesse processo. Essas recompensas podem ser pensadas a partir do que soa como mais atrativo para a turma e não precisa ser algo muito bem elaborado, já que até mesmo elogios funcionam bem a depender do momento.

Porém, recompensas devem ser concedidas em casos de reconhecimento de esforço, percepção nítida de progresso, metas alcançadas frequentemente, trabalhos bem executados ou até mesmo se um comportamento negativo some. E além disso, mantenha a atenção também na hora das críticas, mostrando onde está o erro e como o estudante poderia fazer para melhorar. 

  • Monitoramento do progresso

Mesmo com um sistema interessante de recompensas, metas bem estabelecidas e muito empenho é comum que os estudantes ainda tenham dúvidas e se questionem se estão progredindo. É aqui que entra a importância de manter os objetivos daquele momento do curso bem explícitos e também fazer uso de ações que os façam enxergar de forma nítida o próprio progresso nitidamente. 

Feedbacks são importantes quando utilizados em mão dupla, tanto vindas do professor quanto voltando do aluno, especialmente se for para mostrar como ele está se sentindo sobre as aulas e o aprendizado naquele momento. Ver as próprias potencialidades e aumentar a autoconfiança são pontos estratégicos aqui para manter a motivação no ensino remoto.

  • Conexão da sala de aula com a vida cotidiana dos alunos

Um dos principais desmotivadores, principalmente no ensino básico, quando os alunos mais fazem questionamentos sobre o aprendizado, a falta de conexão dos conteúdos estudados em sala de aula e a vida “real” dos alunos pode ser um grande vilão do engajamento também no ensino remoto.  Estabelecer uma conexão bastante clara e dinâmica entre as temáticas das aulas com a nossa vida cotidiana tem o potencial de aumentar a motivação e também a interatividade nas aulas. 

Quando isso acontece é resultado de ter um assunto que o aluno possui certa propriedade para argumentar, comentar e se expressar com mais liberdade. Sendo assim possível que o estudante consiga ver, inclusive, de que forma aquele aprendizado será capaz de contribuir com seu futuro, auxiliar em algo na sua relação com amigos, familiares ou até mesmo com a comunidade. 

A chave é despertar gatilhos que faça os alunos também envolverem suas realidades espontaneamente durante as aulas, fazer com que contem suas experiências, mostrem seu repertório e contribuam com discussões. Manter-se motivado para muitas coisas na vida não está sendo fácil nesse momento, mas o que importa é o esforço para alcançar os objetivos. Esperamos que nossas dicas consigam ajudar! Quer continuar conferindo conteúdos interessantes? Não deixe de ler agora as principais vantagens de incentivar o empreendedorismo nas crianças!

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