Ligação em inglês: Conheça as melhores práticas para o mercado de trabalho
Eu um mundo onde as rotinas estão cada dia mais corridas, onde a comunicação à distância precisa e já se estabelece rapidamente e com eficiência, a globalização nos colocou em posições nunca antes imaginadas. Especificamente falando do universo corporativo, muitos profissionais de certos mercados hoje ocupam posições que envolvem a comunicação com pessoas de outros países.
Visto que o inglês é um dos idiomas mais importantes e falados no mundo, frequentemente o domínio deste é escolhido para esses contatos e torna-se exigência para esta atuação. Reuniões, e-mails e até mesmo ligações em em inglês estão frequentemente dentro da rotina de diversos profissionais e por isso é fundamental saber como melhor se expressar.
As situações em que essa comunicação bilíngue pode se fazer necessária são diversas, e certamente irão demandar uma boa desenvoltura para falar ao telefone ou em chamadas de vídeo em inglês. Nós sabemos que esse momento pode deixar muitas pessoas nervosas ou inseguras, mesmo que você tenha domínio do assunto e um bom nível de inglês. Isso pode ocorrer pelo receio de ocorrer imprevistos ou o risco de não entender bem o que o outro fala, não saber reagir ou não ser totalmente compreendido.
Estabelecer um diálogo impecável de forma que sua posição profissional seja bem vista pode parecer assustador, mas não se preocupe! Pensando em te ajudar nessa preparação produzimos este conteúdo, afinal a prática é o que vai levar à perfeição. Então, continue lendo e confira!
Como se sair bem em uma ligação em inglês?
- O começo da conversa
Como diria a famosa expressão “first things first”, vamos começar pelo início da conversa. É importante não deixar o nervosismo tomar conta e comprometer a confiabilidade que você precisa passar, no caso, saiba ter proatividade e iniciar a conversa quando necessário.
Inicialmente preocupe-se em se apresentar e cumprimentar a pessoa que está do outro lado da linha antes de já ir entrando no assunto da chamada. Independente se você está recebendo a chamada ou ligando a iniciativa faz total diferença, nesse caso você pode usar o básico “hello” ou “hi” para fazer a sua saudação. Além disso, a depender do momento do dia essa expressão pode ser seguido de “good morning“, “good afternoon” ou “good evening”, considere aqui questões como fuso horário.
Após isso pode dizer seu nome, cargo e demais informações que considerar relevantes que a outra pessoa saiba. Começando com ”My name is …”. Em seguida o terreno já estará preparado para partir ao objetivo da conversa. Se tiver muitas inseguranças sobre vocabulário específico do tema a ser tratado, vale a pena pesquisar com antecedência.
- Conheça e faça uso dos principais termos
Já que falamos em pesquisar com antecedência para evitar imprevistos e receios, uma das dicas mais valiosas que fica é justamente esta: conheça o vocabulário padrão desse tipo de situação e faça uso sempre que necessário. Se você teme ficar intimidado na hora de falar com um nativo, estudar as palavras mais comuns em ligações pode te ajudar a prever, de alguma forma, os possíveis cenários e assim diminuir as suas chances de erro.
Obviamente nem tudo poderá ser previsto pois a partir do início da comunicação os rumos da conversa podem mudar. Mas, para além de se preparar sobre o tópico da conversa não deixe de conhecer e estudar os termos mais utilizados para garantir sua segurança. Alguns destes são:
- “Hello! How can I help you?” – Olá! Como posso te ajudar?;
- “I can call again later” – Eu posso ligar novamente mais tarde;
- “I´m sorry. I didn´t get that” – Desculpe-me. Eu não entendi;
- “Could you ask him to call me back, please?” – Você pode pedir para ele me retornar, por favor?
- “Would you like to leave a message?” – Você gostaria de deixar um recado?;
Não entendeu? Pergunte!
Nossa dica para quem é tímido ou ainda sente insegurança em falar inglês com outras pessoas, nativos ou não é justamente algo que exige que você saia da zona de conforto. Não deixe de fazer perguntas quando não entender o que está acontecendo ou o que foi dito. Mesmo inseguro não vale a pena colocar em risco a sua imagem e a compreensão da conversa, sendo o cenário ideal assumir a dificuldade e pedir maiores explicações.
Saiba que esse problema não afeta apenas quem é mais tímido ou pessoas com dificuldades na compreensão oral, muitas vezes quando se tem um bom nível de inglês essas situações podem acontecer a variar com os diferentes sotaques ou a velocidade com quem se fala, podendo causar pequenas confusões.
Não há nenhum demérito ou problema em perguntar sempre que achar necessário , uma das expressões que você pode utilizar é “I’m sorry, could you repeat, please?” ou “Sorry, I didn’t understand what you said’, para que a pessoa repita o que disse anteriormente ter permitindo ter uma nova oportunidade de entender.
- Anote o que for conversado (não traduza)
Fazer anotações é uma prática bastante comum durante reuniões presenciais, mas também pode ser um ótimo recurso na hora de uma ligação em inglês. Especialmente se você ainda não está muito acostumado a esse tipo de situação e com isso pode garantir que o assunto não seja perdido, a depender do esforço empregado no momento para se fazer entender e compreender o que a outra pessoa diz.
Isso pode evitar que você esqueça algo importante que foi falado, prometido ou sugerido durante a conversa e evitar mal entendidos e confusões futuras. A dica aqui é fazer um breve resumo do que foi conversado imediatamente após a ligação em inglês ou durante o bate papo, com bullet points do que considerar relevante.
Esperamos que assim, com esse e nossas outras dicas, você consiga se sair super bem em qualquer ligação em inglês e dê um importante passo em sua jornada bilíngue. E para te ajudar ainda mais, separamos aqui mais um super conteúdo com 5 dicas para perder o medo de falar inglês em público. Não deixe de conferir!