Pronúncia em inglês: Como melhorar essa competência

In novembro 19, 2020
711 Views

Aprender inglês pode representar para muitos um processo divertido e instigante, mas para outros pode ser um verdadeiro martírio com a pressão de desenvolver rapidamente todas as competências. Quando falamos no famoso “speaking”, no caso a pronúncia em inglês, especificamente, é comum que muitos se sintam frustrados achando que nunca serão capazes de pronunciar corretamente certas palavras.

Os desafios se reforçam quando o estudante coloca na cabeça que precisa em pouco tempo “soar como um nativo”. De repente perder totalmente seu sotaque brasileiro se torna uma questão e o conceito de fluência, algo que por si só pode ser subjetivo, se transforma em um inimigo para o processo de aprendizagem do novo idioma.

Gostaríamos de começar este conteúdo destacando que a pronúncia em inglês não pode e nem deve ser um motivo para que você desanime dos estudos ou se frustre durante o processo. Afinal, não é da noite para o dia que você se sentirá totalmente seguro com essa competência, e a prática aqui certamente é sua melhor amiga. 

Entenda que você não está sozinho, pois muitas vezes dominar competências como o listening, gramática e reading não garantem que a pronúncia estará perfeita, e está tudo bem! É imprescindível que se tenha essa consciência de treinar cada vez mais as habilidades em que não se está indo tão bem buscando aperfeiçoamento e ganhando autoconfiança. E foi pensando em te ajudar a melhorar sua pronúncia em inglês que preparamos esse conteúdo para você. Então, continue lendo e confira!

Fique atento às nossas dicas de como melhorar a pronúncia em inglês!

  • Inicie falando devagar

Conforme introduzimos anteriormente, é comum que estudantes do idioma acreditem que logo de cara devem buscar soar como um falante nativo, e tentam imitar os principais aspectos. Nesse processo, muitos ficam atrapalhados na hora de falar, justamente por ainda não serem capazes de pronunciar certos termos com a mesma agilidade na fala e precisão da palavra.

Dessa forma, nossa primeira dica aqui está em reduzir, a princípio, a velocidade com que você fala e atentar-se para utilizar a entonação correta. Falando as palavras devagar você conseguirá controlar melhor sua respiração e, consequentemente, tem mais chances de acertar na pronúncia na hora da conversa.

Durante seu período de treinos não tenha pressa, dê atenção a cada palavra e sentença, para que aos poucos, você assimile a sonoridade correta e mantenha seu aperfeiçoamento constante. Isso porque, falar rápido tende a prejudicar o processo e reforçar maus hábitos ainda no começo. Então, take your time na hora de melhorar a pronúncia em inglês.

  • Grave a si mesmo falando sempre que possível

O medo de cometer erros nos acompanha constantemente na vida adulta, concorda? E na hora de aprender inglês esse receio se torna um companheiro que nos coloca ainda mais para baixo, mas o foco aqui é entender que só conseguiremos melhorar determinada habilidade se praticarmos. E na hora da prática é fundamental tentar deixar o medo de lado por alguns instantes e deixar o esforço tomar as rédeas da situação.

Se você é mais tímido e se sente mais confortável treinando a pronúncia em inglês sozinho em casa mesmo, crie diálogos e converse consigo mesmo. Você pode até utilizar algum recurso de inteligência artificial para simular essa conversa fictícia e ir interagindo, mas a dica de ouro aqui é gravar-se nesse processo.

Se gravar em vídeo ou mesmo apenas o áudio pode ser extremamente útil para que você consiga se ouvir com mais atenção depois, ouvir sua pronúncia atual, apontar e melhorar possíveis erros e até mesmo comparar o progresso a medida que os registros forem sendo feitos.

Você também pode ouvir trechos de um nativo em inglês falando, e gravar-se repetindo esses trechos. Mantenha esse processo como uma rotina de estudos para que seus ouvidos consigam em determinado momento perceber com mais atenção maiores detalhes e assim os pontos em que pode melhorar.

  • Convide um amigo para praticar

Se você já é um estudante mais tranquilo quanto à vergonha na hora de praticar e melhorar a pronúncia em inglês nossa dica aqui é convocar os amigos que também estão aprendendo o idioma, ou mesmo que já são fluentes e ir conversando sempre que possível. 

Essa conversa pode ser basicamente diálogos que poderiam ser estabelecidos naturalmente em português no cotidiano e seriam apenas em um idioma diferente, ou vocês podem escolher um tema para conversar sobre naquele momento específico de “treino”. Nessa hora a tecnologia pode ajudar muito, para além da boa e velha ligação, já podemos contar com os áudios de softwares de troca de mensagens instantâneas como WhatsApp ou Telegram.

As vantagens aqui é que você e seu amigo podem ir aprendendo novas palavras e expressões um com o outro, podem ir se corrigindo sempre que necessário e vendo se a compreensão oral também está boa. Lógico que nessa hora cometer erros é natural e pode ser que você não compreenda tudo, não seja totalmente compreendido ou tenha dúvidas de como falar determinada frase ou palavra em inglês. O importante é contar com o suporte do outro e até mesmo outros recursos para te ajudar a não travar nesses momentos.

  • Não deixe a questão do sotaque te atrapalhar

Já se tem comprovações científicas de que aprender um novo idioma como o inglês ainda na infância é amplamente benéfico, especialmente quando falamos na questão do sotaque. Quando somos crianças, aprendemos nossa língua nativa e o segundo idioma praticamente ao mesmo tempo, permitindo que ambos sejam assimilados com a mesma facilidade e possamos superar as dificuldades na aprendizagem por igual. 

Contudo, quando vamos envelhecendo o ato de aprender inglês vai ganhando novos desafios e esbarra com diferentes questões como o próprio medo de errar, já citado aqui e principalmente as comparações com relação à sotaque. Quando começamos a aprender um novo idioma já adultos surge a dificuldade de nos livrarmos de nosso sotaque nativo justamente pelo idioma já estar muito bem “fixado” no cérebro.

Porém, nossa dica aqui é para que você tenha sempre em mente que um sotaque perfeito não é necessariamente uma indicação do domínio completo de um idioma. Na hora de praticar sua pronúncia em inglês, é perfeitamente normal que ao longo do tempo vá percebendo melhorias significativas nessa competência e ainda assim mantenha nuances do seu sotaque. Existem muitos estudantes avançados que são ótimos oradores, muito eloquentes mas que mantém o sotaque de alguma forma.

Quando o sotaque não compromete a comunicação não há problema algum, já que o mais importante é falar inglês com clareza e ser compreendido. Aqui no Brasil assim como nos EUA, existem diversos sotaques diferentes e isso não pode ser determinante para que você não perceba seus avanços. Esperamos que nossas dicas te ajudem a melhorar sua pronúncia em inglês. Para continuar te ajudando na prática do idioma, não deixe de conferir nosso guia completo dos pronomes em inglês!

Deixe um comentário