Quais as vantagens do aprendizado de inglês na infância?
Aprender inglês, já é considerado com convicção uma das competências mais importantes dos últimos anos em vários contextos. Seja para a vida profissional, intercâmbio, entretenimento, viagens turísticas, ou mesmo no caso de pais que buscam um futuro melhor para as crianças, o inglês tomou conta de diversos âmbitos da nossa vida e deixou de ser um diferencial para ser fundamental!
No caso específico dos pais ou responsáveis que pensam na importância do aprendizado de inglês na infância, de fato, as opções já são cada dia maiores. Há escolas bilíngues, tutores particulares cursos de inglês tradicionais ou nada tradicionais, dentre outras. O mercado percebe essa demanda mas, muitas vezes, os pais não sabem bem com qual idade o filho deve começar aprender, como será o aprendizado, quais as vantagens e também como podem contribuir no processo, levando o inglês para dentro de casa.
O aprendizado de inglês na infância ainda envolve várias problemáticas discutidas e diversos tabus. Contudo, os benefícios e ganhos de aprender desde cedo o idioma mais importante do mundo, em um mundo globalizado, se tornam maiores a medida que os pais tomam conhecimento.
Durante a infância quando se aprende uma segunda língua, especialmente, enquanto a criança vai aprendendo a nativa (português), acontece muito mais naturalmente, transformando o aprendizado em uma experiência bilíngue. Pensando em trazer mais informações valiosas até você, continue lendo e confira mais sobre as vantagens do aprendizado de inglês na infância!
O que a ciência diz sobre o aprendizado de inglês na infância?
Estudos científicos não faltam para falar sobre aprendizagem infantil, especificamente falando do inglês também, porém alguns destes ainda não totalmente conclusivos. Ao citar a idade ideal para iniciar o ensino de inglês para crianças, é importante pontuar que a grande quantidade de benefícios trazidos para o desenvolvimento cognitivo ainda nos primeiros anos da infância, são consenso comum.
Segundo pesquisa feita pela Universidade de Nova York e aplicada em Toronto, as crianças bilíngues são tornam-se capazes de desenvolver melhor habilidades específicas, para além de simplesmente duplicar o vocabulário. Isso inclui o aprendizado de diferentes maneiras de solucionar problemas lógicos ou mesmo lidar com tarefas múltiplas, utilizando parte do que se conhece como “função executiva do cérebro”.
Da mesma maneira, um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica ao buscar conferir como os bebês percebem a linguagem e como essa percepção molda seu aprendizado, constatou, por exemplo, que aqueles cuja mãe era bilíngue foram capazes de perceber as diferenças entre os dois idiomas ao ouvir suas expressões.
Basicamente, é possível afirmar que as crianças bilíngues desde cedo mostram um desenvolvimento precoce da função executiva, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as demais. Dessa forma, cientificamente já foi possível desmistificar vários receios de grande parte dos pais sobre possíveis confusões entre os dois idiomas. Por isso, vamos ao que interessa: os benefícios!
Quais as maiores vantagens no aprendizado de inglês na infância?
1. Aprendizado simultâneo entre o idioma nativo e o inglês
Como os dados e a palavra da ciência destacaram anteriormente, o estímulo ao bilinguismo na infância pode ser imensamente benéfico por todas as facilidades que envolvem a aprendizagem nesse período da vida. O cérebro infantil é destinado aos aprendizados básicos, por isso a aquisição de um idioma, ou dois nesse caso, tornam o processo ainda mais fácil.
Assim, o aprendizado de inglês na infância, preferencialmente ainda durante o período de alfabetização, faz com que os pequenos consigam assimilar as características e particularidades próprias do inglês ao mesmo tempo em que aprende o próprio idioma nativo. Com isso, a criança estará “acostumando” o próprio cérebro para as trocas instantâneas de idiomas quando necessário.
Dessa forma, percebemos que cai por terra argumentos negativos que se referem à possíveis confusões. Além do mais, são anuladas também as possibilidades de interferências de vícios anteriores ou sotaques, fatores que dificultam a fluência e que são muito comuns em idades mais avançadas.
2. Melhorias no rendimento escolar
Com todo o respaldo sobre o quão estimulante para as funções cognitivas dos pequenos o aprendizado de inglês na infância pode ser, o potencial para melhorar o aproveitamento nas outras disciplinas regulares da escola é notável. Além disso, habilidade como a capacidade de raciocínio também podem ser benefícios adquiridos a partir disso.
Aprender uma segunda língua enquanto criança também pode levar à aumento da concentração e da autoconfiança, competências que podem ser aproveitadas de forma multidisciplinar e em vários contextos da vida adulta.
3. Alcance da fluência mais cedo e com maior facilidade
Mesmo a definição de fluência ainda sendo algo consideravelmente abstrato, podendo variar de acordo com vários fatores, entendemos fluência, de forma geral, como a habilidade para se comunicar em uma língua em diferentes contextos. Fluente é quem consegue ler, ouvir, falar e escrever naquele idioma seja em situações profissionais, cotidianas ou acadêmicas.
Quando se inicia a o estudo de inglês ainda criança é muito mais provável que chegue a se tornar fluente até os primeiros anos da vida adulta do que alguém que só a aprender já adulto. Visto que o inglês é um grande divisor de águas atualmente, uma criança que aprende inglês de forma dinâmica e adequada à sua faixa etária tem grandes chances de ser um adulto com grande oportunidades, principalmente a nível profissional.
4. Formação de um cidadão do mundo
Comunicar-se bem em inglês pode ser o fator perfeito para quem busca conhecer diversas culturas, e este é apenas um dos ganhos que se pode ter com o aprendizado de inglês na infância. Ter a oportunidade de falar uma língua universal, que é praticada na maior parte dos países traz benefícios enormes para os futuros cidadãos do mundo.
Assim, estarão sendo formados futuros adultos com muito mais independência, para viajar por exemplo, e um maior aproveitamento das experiências em diversos países. Com isso, é possível conhecer diferentes culturas e dialogar com os costumes de várias nacionalidades. Tudo isso contribui também para o desenvolvimento de respeito pelas diferenças, visão globalizada e inúmeras possibilidades.
Agora que você já está super convencido sobre os ganhos do ensino de inglês para crianças, confira mais sobre como ajudar na aquisição de conhecimento pelos pequenos. Reunimos informações muito interessantes sobre o incentivo ao empreendedorismo nas crianças. Além disso, não deixe de conferir mais sobre nossos cursos para crianças!