Pratique o listening: 5 músicas para relaxar enquanto aprende inglês
Cada pessoa tem seu timing e as formas que considera mais efetivas e confortáveis pra aprender, especialmente, quando se fala em outro idioma. Nessa jornada em que se busca avançar os degraus e alcançar a fluência, vale praticamente tudo! Sejam séries, filmes, leituras, aplicativos e especialmente uma das mais populares formas de absorver o inglês: a música.
Uma boa musiquinha tem o poder de nos fazer chorar pelo crush, nos fazer superar momentos difíceis, levantar o astral, embalar um momento romântico, nos fazer dançar, dar risada, relaxar e… aprender inglês também! Porém, é preciso ficar atento ao que se ouve e como se ouve.
Associar um momento de tranquilidade a uma música relaxante pode ser muito útil pra treinar o listening e ainda ganhar paciência pra finalizar aquela liçãozinha de gramática que tá te tirando do sério. Valendo destacar justamente que, o aprendizado integrado é sempre o ideal. Com músicas você consegue acelerar o nível de inglês apenas em tentar cantar junto, imitando ritmo, pronúncia e velocidade.
Buscar a letra, a tradução, conhecer novas palavras, como as sentenças são pronunciadas e tudo mais, são excelentes práticas para uma experiência completa com músicas para treinar habilidade no inglês. Então, se você tá no seu momento de boas e quer umas músicas pra relaxar e já incluir na playlist para aprender inglês, continue lendo e confira nossa lista esperta!
1. Perfect – Ed Sheeran
Famosíssimo pelas letras românticas, a pose de bom moço apaixonado e agora até como ator em “Game of thrones”, o cantor e compositor britânico Ed Sheeran ganha um espaço nessa lista, mas poderia ter bem mais. Música para relaxar, lentas, “good vibes” e cheia de romance é com ele mesmo.
Essa em específico, é perfeita para quem busca uma música para relaxar e de quebra aprender uns versos para enviar para quem gosta. Tem coisa melhor? Ele começa a canção começa já falando que encontrou o amor, e com um refrão é simples e cantado de forma lenta, facilita muito a compreensão da letra para quem quer cantar junto.
“I found a love for me
Darling just dive right in
And follow my lead
Well I found a girl beautiful and sweet
I never knew you were the someone waiting for me
‘Cause we were just kids when we fell in love
Not knowing what it was
I will not give you up this time
But darling, just kiss me slow, your heart is all I own
And in your eyes you’re holding mine”
2. Scientist – Coldplay
Uma das músicas com o clipe mais conhecido da banda britânica de rock alternativo, Coldplay, essa aqui ganha com louvor o espaço e título de música relaxante e excelente para treinar o listening. O vocalista canta de forma mais pausada impossível e carinhosamente sobre uma pessoa que faz ele querer voltar para o início da história por tê-la perdido.
Como já comentamos, o clipe dessa música é um espetáculo a parte e é também fortemente recomendado para a compreensão da ideia. A letra possui versos curtos e simples, com alguma repetição de palavras, o que a faz uma música perfeita para relaxar, pensar e treinar inglês ouvindo a bela voz do Chris Martin.
“Come up to meet you
Tell you I’m sorry
You don’t know how lovely you are
I had to find you
Tell you I need you
Tell you I set you apart
Tell me your secrets
And ask me your questions
Oh let’s go back to the start
Running in circles, coming up tails
Heads on a science apart
Nobody said it was easy
It’s such a shame for us to part
Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
Oh take me back to the start”
3. When I was your man – Bruno Mars
O pequeno gigante Bruno Mars, americano, nascido e criado no Havaí, é sucesso quando se trata de duas coisas: músicas lentas (boas até para chorar se tiver na sofrência) e músicas super dançantes.
O moço que é cantor, compositor, produtor, dançarino, multi-instrumentista e dono de uma potente voz, conquista seu posto aqui com essa canção que já inicia com um solo de piano mega relaxante (e triste). A letra também é cantada de forma consideravelmente pausada devido ao tempo da música ser mais lento.
O piano acompanha toda a música e traz uma atmosfera muito interessante de se ouvir, valendo considerar também essa uma música para relaxar. Seja para sofrer com ele ou apenas refletir nos versos arrependidos do moço, que deveria ter feito uma porção de coisas para a amada enquanto era o homem dela. Mas aparentemente agora é tarde…
“Same bed but it feels just a little bit bigger now
Our song on the radio but it don’t sound the same
When our friends talk about you, all it does is just tear me down
‘Cause my heart breaks a little when I hear your name
It all just sounds like ooh, ooh ooh hoo hoo
mmm, too young, too dumb to realize
That I should have bought you flowers
And held your hand
Should have gave you all my hours
When I had the chance
Take you to every party ‘cause all you wanted to do was dance
Now my baby’s dancing
But she’s dancing with another man”
4. A thousand years – Christina Perri
Sucesso da cantora e compositora Christina Perri, essa canção ficou super conhecida como trilha da saga que conquistou as bilheterias e os corações adolescentes, The Twilight Saga, (“A Saga Crepúsculo”). É de fato, uma música para relaxar e também, perfeita para os corações apaixonados.
Com um instrumental impecável a essência da música é falar sobre o poder do amor, que é capaz de se sobrepor até ao tempo, quando a cantora afirma várias vezes que vai amá-lo por mais cem anos. Com versos curtos, apesar das poucas repetições, a música não apresenta grandes surpresas no vocabulário de músicas românticas.
A voz calma da Christina é excelente para relaxar ouvindo e ainda treinar para ver se o listening tá afiado. Se der, ouve algumas vezes sem a letra!
“Heart beats fast
Colors and promises
How to be brave
How can I love when I’m afraid to fall
But watching you stand alone
All of my doubt, suddenly goes away somehow
One step closer
I have died everyday, waiting for you
Darling, don’t be afraid, I have loved you for a thousand years
I’ll love you for a thousand more”
5. The Only Exception – Paramore
A famosa banda americana de rock, Paramore, surpreendeu positivamente o público com a belíssima “The only exception” em 2009. Uma canção lenta e romântica, algo razoavelmente distante do que vinha sendo feito pelo grupo até então e até que combinou muito com a voz poderosa da vocalista Hayley Williams.
Mais do que uma simples música para relaxar essa é uma reflexão sobre crer (ou não) no amor, sobre fugacidade, verdade, instabilidade, até de forma meio que biográfica. Tudo isso junto em uma letra que dá pra cantar tranquilamente junto com a Hayley. Contando com um refrão que basicamente repete o mesmo verso algumas vezes e uma letra que, no geral, é perfeita para aumentar o vocabulário.
“When I was younger I saw my daddy cry
And curse at the wind
He broke his own heart and I watched
As he tried to reassemble it
And my momma swore
That she would never let herself forget
And that was the day that I promised
I’d never sing of love if it does not exist
But darling,
You are the only exception
You are the only exception
You are the only exception
You are the only exception”
Curtiu as dicas? Algumas músicas mais antigas, outras recentes, tem de tudo! Existem alguns sites muito maneiros para buscar letras, contextos, curiosidades e até exercícios usando as músicas para aprimorar seu inglês. Alguns destes são o Genius, LyricsGaps, Vagalume, Lyrics Training e muitos outros!
E para contribuir ainda mais com a sua playlist de músicas para relaxar, confere essa super matéria com as 10 músicas mais relaxantes do mundo!