7 tendências para o empreendedorismo no século XXI

In novembro 5, 2019
4440 Views

Empreender atualidade parece ser uma atividade muito buscada por diversas esferas sociais. Seja por necessidade, oportunidade ou alguma outra motivação, o empreendedorismo no século XXI apresenta diariamente novos desafios na mesma medida em que parece vir com tendências promissoras para os próximos anos. 

Seguindo na mesma via do surgimento de tantas tendências fala-se também da importância de seguir na contramão de tantas inovações e promover outro tipo de experiência. Assim, a maior parte dos empreendedores parece achar que precisa escolher entre atender as necessidades de um mundo cada vez mais imerso no digital. O outro caminho seria sair da caixa tecnológico e promover algo que esse aparato não é capaz de fazer, por meio de serviços que envolvam mais empatia e/ou hospitalidade, por exemplo.

Em entrevista exclusiva ao renomado portal “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, o sociólogo e antropólogo holandês Carl Rohde, diretor da Science of Time, agência de inovação que presta consultoria para empresas como Nike, Toyota e Unilever, falou sobre sete tendências que afetam o mundo dos negócios hoje.

Tendo em vista a visão basilar e simplista de um empreendedor relacionada diretamente com inovação, preparamos esse conteúdo especialmente para você que está sempre atento ao que pode vir a te ajudar na jornada empreendedora. Portanto, continue lendo e confira essas super tendências para o empreendedorismo no século XXI apontadas por uma autoridade no assunto.

1. Millenials

Também conhecidos como a “Geração Y”, os Millenials são a parcela de pessoas nascidas entre 1979 e 1995. Uma de suas maiores características que impactam o universo empreendedor é que, não é possível considerar todos os jovens consumidores dessa geração como uma massa única e homogênea quanto a seus gostos e comportamentos.

Muito fala-se na mídia sobre estes estarem no topo da pirâmide social hoje, que preocupam-se  com propósito, experiência autenticidade etc. Porém, estes jovens adultos mapeados por determinadas pesquisas não devem ser o foco quando falamos em tendências para o empreendedorismo no século XXI. 

Devemos nos atentar para uma grande maioria que possui poucos recursos, que possui comportamentos de consumo totalmente diferentes do que é mostrado como “hipsters que não se preocupam com dinheiro.” Muitos destes, já são responsáveis por renda familiar, muitas vezes possuem filhos e trabalham muito mais para manter seu lugar ao sol.

Há ainda a parcela que não possui atividade remunerada ou renda fixa, aqueles que não discutem ou sequer entendem sobre políticas e alguns direitos básicos. Justamente por questões como essa negligência social destaca-se aqui como fundamental perceber e acolher em diversas esferas da sociedade esse público.

2. Cidadãos engajados

Longe de ser uma exclusividade dos millennials, a população de maneira geral, há bastante tempo tem desacreditado dos setores políticos e consideram a corrupção e abandono praticamente irreversível nesse ponto. Porém, paradoxalmente, ao considerar que em teoria as devidas soluções não virão das instituições públicas, essa mesma fatia social tem se organizado por conta própria visando lutar por seus interesses.  mesmo se organizam para resolver. 

Para além de reclamações, a tendência de cidadãos engajados afeta o empreendedorismo no século XXI a partir de sua sede por mudar o cenário em que vivem. A luta de movimentos sociais, protestos, mobilizações online que se refletem em em ações na “vida real”, tudo isso deve ganhar atenção dos empreendedores que desejam beneficiar-se de parte desse engajamento. 

3. Alta tecnologia em corpos humanos

Não estamos falando em próteses ou nada semelhante ao que você conhece atualmente na medicina, ou demais áreas. Muito mais parecido com item de roteiro para audiovisual de ficção científica, essa tendência para o empreendedorismo no século XXI mais parece estar no século XXII. 

Trata-se do desenvolvimento de certas tecnologias ultramodernas por algumas indústrias, visando aprimoramento de seres humanos, como eu e você! Antes que se imagine o Exterminador do Futuro ou um Capitão América, devemos esclarecer que são melhorias ainda em estudo, mas algo como um “implante” que torna alguém mais inteligente, por exemplo. 

No campo da farmacologia e genética já vemos avanços significativos que comprovam essa super tendência a qual os empreendedores devem estar muito atentos. A novidade tem potencial para trazer tantos benefícios quanto polêmicas e dilemas éticos.

4. Formação de identidade

Correndo o risco de parecer título de bibliografia acadêmica de alguma graduação em sociologia, falamos aqui sobre avanços em âmbitos fundamentais rumo à uma sociedade mais diversa e igualitária. Isso é possível graças a identificação de determinados indivíduos como pertencentes a grupos específicos, parte de algo, para que assim possa defender os interesses coletivos daquele grupo.  

A sociedade não mais dita quem você pode ou deve ser, fazer ou pensar. Mulheres, negros, população LGBTQ+ e demais grupos considerados minorias já se articulam muito mais abertamente em busca de seus direitos, paradigmas são quebrados e é essa tendência de formação de identidade e engajamento que deve receber enfoque no empreendedorismo no século XXI.

Cada pessoa ou grupo social pode vir a se posicionar de forma mais transparente onde deseja, homens usam saias, mulheres em profissões antes masculinizadas, e assim cada um pode escolher os elementos dentro de uma enorme gama de possibilidades. 

Ajudar esse consumidor potencial a encontrar o seu lugar e se expressar de maneira criativa ou comunicar de forma eficiente que seu negócio é para ele, são alguns dos posicionamentos necessários para se dar bem com essa tendência.

5. Economia da experiência

Conforme falamos no início desse conteúdo, a tendência de oferecer um produto/serviço com enfoque maior na experiência é uma das apostas mais fortes em uma era digitalizada. Parece curioso mas é uma das tendências com grande atenção quando falamos em empreendedorismo no século XXI. Afinal, os computadores não conseguem fazer tudo.

Por mais que todos pensem que o aparato tecnológico presente hoje em nossas vidas torna tudo melhor, e de fato é feito pensando nisso, algumas coisas ainda podem ser consideradas insubstituíveis e é nisso que o empreendedor visionário deve se atentar: experiência.

Fatores intrínsecos à nós seres humanos, tais como criatividade, afetividade e empatia, além de hospitalidade, autenticidade e sensações como nostalgia, sobreviveram ao tempo e podem render grandes benefícios para os negócios que saibam investir devidamente nessa tendência.

6. Império do software

Vivemos hoje a chamada Indústria 4.0, também conhecida  como “Quarta Revolução Industrial”, uma era das máquinas em que estas tomaram conta do trabalho físico, nas linhas de produção. Os negócios já se beneficiam amplamente de Big Data Analytics, Cloud Computing, IOT (Internet of Things), e demais itens trazidos para facilitar essa transição nos mais diversos setores.

A tecnologia das máquinas está cada vez mais no controle do trabalho intelectual nos negócios e em nossas vidas, nos falando onde ir, o que comprar, como chegar nos lugares, etc. E é nesse caminho aparentemente sem volta que está mais uma tendência para o empreendedorismo no século XXI.  

Não apenas as empresas do tipo SaaS (Software as a Service) irão se beneficiar dessa tendência, mas qualquer outra que seja capaz de alinhar-se com a cultura digital e criar soluções que contribuam ou tirem proveito dessa revolução. Seja indo junto da tendência ou contra ela, fazendo um link com o item anterior. 

7. Globalização

Essa talvez seja um dos itens mais “óbvios” citados aqui, porém, é parte imprescindível dessa lista de tendências para o empreendedorismo no século XXI. Muito disso tem as evoluções tecnológicas como grandes responsáveis, tendo em vista que, a democratização da internet banda larga e da aquisição de smartphones possibilita a comunicação e acesso à informações disponíveis em qualquer local do mundo.

Os especialistas afirmam que hoje todos os países estão em certo “pé de igualdade”. E como isso afeta você empreendedor? Em várias frentes! Uma delas é que, estando bem aí onde está agora e garantindo uma boa conexão com a internet você é capaz de competir por um mercado mundialmente.

Essa não é exatamente a sua pretensão? Que tal falarmos sobre um negócio que se relacione diretamente com esse mundo globalizado? Com essa tendência crescem as possibilidades, mas também a competição, tanto entre empresas quanto entre profissionais. Dessa forma, se destacam aqueles com maiores diferenciais competitivos no mercado.

E em um mundo globalizado falar outro idioma é um dos diferenciais mais básicos e que garantem inúmeros benefícios para a carreira. Assim, franquias de idiomas por exemplo, soam como excelentes oportunidades dentro desse contexto para o empreendedor atualizado com as tendências. 

Quer conhecer mais sobre o tema e entender como iniciar sua trajetória empreendedora com uma das maiores franquias do interior do RS, entre em contato hoje mesmo com a Hey Peppers, será um prazer conversar com você! 

Deixe um comentário