6 dicas de para sobreviver aos desafios do primeiro ano

In agosto 7, 2020
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Trabalhar com o que se gosta e “ser o próprio chefe” são algumas das motivações e benefícios mais comuns considerados superficialmente por empreendedores iniciantes. Contudo, os desafios e riscos são reais e surgem com frequência em cada fase que o negócio avança. Especificamente no primeiro ano, é importante não deixar a guarda baixa e manter o máximo de foco e atenção no planejamento traçado e estar pronto para fazer alterações, se necessário.

Dados do IBGE disponibilizados em 2014 apontaram que, infelizmente, 6 em cada 10 empresas fecham as portas com apenas cinco anos de existência. Os motivos são diversos mas obviamente ninguém aqui quer entrar nessa estatística, certo? Então, para alcançar o sucesso no mercado é importante saber que é necessário explorar as ferramentas certas disponíveis, alinhar todas as áreas do negócio, construir e seguir o planejamento. Esses são apenas alguns fatores básicos, mas não os únicos para garantir essa sobrevivência.

Pensando em te ajudar e motivar trouxemos aqui algumas super dicas para te ajudar durante sua jornada de empreendedorismo e a sobreviver aos desafios do temido primeiro ano. Então, continue lendo e confira todas!

  1. Comece pelo plano de negócios

Considerado praticamente uma bússola para quem está iniciando sua carreira no empreendedorismo, o plano de negócios compila praticamente todos os passos relevantes para o negócio sair do campo das ideias e embarcar no mercado. Para os empreendedores iniciantes este é um dos principais passos necessários para abrir o empreendimento e evitar imprevisibilidades.

Trata-se, de fato, de um documento denso mas que precisa ser objetivo e não dá para fugir da sua produção, mesmo que pareça tentador não fazê-lo quando não está procurando um investidor ou empréstimo. Contudo, descrever objetivos, metas, dados de mercado, análises internas e diversos outros aspectos importantes nesse guia impossibilita bastante as chances de sucesso nesse começo. 

  1. Expectativas altas e fora de realidade não trabalham a favor

Esse ponto abarca aspectos diversos que surgem durante o início da jornada empreendedora, o que pode ser expectativas com recursos financeiros, liberdade de horários e até mesmo expectativas de sucesso instantâneo frente à concorrência. A realidade é que, a questão das expectativas é tão difícil de ser controlada quanto necessária.  

Isso se deve ao fato de que vislumbrar cenários que ainda não se concretizaram, frequentemente, podem levar o empreendedor iniciante à confundir-se no gerenciamento do negócio, gerar frustração em si mesmo e na equipe, e até mesmo situações de ansiedade e outros transtornos psicológicos.

O ideal é manter-se focado no planejamento estratégico, que obviamente foi traçado por você junto de suporte especializado visando objetivos específicos. A dica envolve manter os pés no chão, com cautela na execução das ações, e assim fazer com que as metas consigam seguir com uma diminuição muito maior de riscos. 

  1. Atenção e controle sobre as finanças

Não deve ser difícil presumir que aspectos financeiros são um dos grandes vilões quando falamos em empreendedorismo e negócios fechando no primeiro ano de criação. Não saber lidar com o gerenciamento financeiro, tanto no que concerne dívidas mas também o próprio faturamento e capital inicial, podem ocasionar um cenário inevitável de falta de recursos e consequentemente, em falência. 

Isso acontece, principalmente, porque é consideravelmente comum na abertura de um negócio, o empreendedor achar que pode dar conta de tudo e negligencia suportes importantes, como um contador e até mesmo apoio jurídico. É lamentável que ainda ocorra certo deslumbre com os primeiros lucros seguido de um exagero irresponsável em contas. 

O ideal, portanto, é contratar profissionais que ajudem na administração financeira, manter atenção no fluxo de caixa, investindo com cuidado nas necessidades do negócio, desde a matéria-prima até os custos operacionais. Isso porque, os dados financeiros devem ser consultados constantemente durante as tomadas de decisão. Assim, a dica de ouro é ter uma estrutura de custos, com os cálculos já previstos na medida do possível.

  1. Mantenha o foco em quem importa: O cliente

Pensando no que foi documentado no plano de negócios é natural apegar-se ao produto/serviço, bajular todos os recursos incríveis que este possui e tudo mais. Porém, não cai em armadilhas e acabar se desviando do verdadeiro foco que seu negócio precisa ter: o cliente. Afinal de contas, criar um negócio ou um produto incrível deve ter como objetivo ajudar o cliente e resolver alguma “dor” ou lacuna que este segmento possui. 

Mantenha-se atento às necessidades do seu público consumidor e aberto aos feedback deles. Com isso, será possível adaptar à oferta do seu produto/serviço e melhorar as percepções do seu negócio como um todo. As vendas dependem majoritariamente da oferta de algo que os clientes precisam e gostam.

Lembre-se, tudo isso deve estar atrelado à um bom atendimento pré e pós venda, afinal nada disso é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer negócio. Tão importante quanto à captação de novos cliente é a retenção de quem já consome do seu negócio, afinal são estes clientes que podem atrair novos através do famoso “boca a boca”. Crie promotores da sua marca!

  1. Busque construir uma rede de contatos relevantes

Conhecer pessoas, no meio do empreendedorismo já possui até uma buzzword sofisticada em inglês, o chamado networking pode ser de excelente importância quando se é um empreendedor iniciantes que busca sobreviver ao primeiro ano. Isso porque, mesmo que não pareça tão nítido a princípio, em qualquer local pode surgir um parceiro potencial, um cliente, uma fonte importante de inspiração ou até alguém com bons feedbacks ou críticas construtivas ao negócio. 

Assim, você pode acelerar esse processo de busca por uma rede interessante de contatos ao ir em reuniões ou encontros com outros empreendedores, mesmo que não sejam do mesmo segmento que você. Durante eventos dessa natureza aproveite ao máximo, leve cartões de visita, capriche no pitch, faça perguntas relevantes, dê oportunidade para as pessoas falarem sobre elas, questione sobre o que acharam do seu negócio e sempre agradeça depois. 

Contar com o networking no começo te dará boas oportunidades de dividir projetos, além de receber e também oferecer bons conselhos. Já comece buscando saber sobre os ecossistemas de empreendedorismo que existam na região onde mora ou até em regiões vizinhas. Conexões são tudo!

  1. Mantenha análises constantes e se adapte!

Independente dos recursos que você dispõe nesse começo, é essencial saber que tudo está sendo investidos da maneira certa. O velho ditado “tempo é dinheiro” simplifica em muito a questão, mas nossa dica envolve justamente otimizar os recursos mais importantes através de análises constantes e otimizações sempre que forem necessárias.

Assim como as pesquisas de mercado e dados sobre o público-alvo, qualquer negócio em qualquer que seja a fase precisa manter-se analisando frequentemente dados relevantes internamente. Resultados de todos os departamentos, feedbacks de consumidores e até percepções da marca pela concorrência são alguns aspectos importantes. Você pode contar com consultorias especializadas e/ou receber reports periódicos das áreas com dados previamente mapeados como de interesse.

Assuma e investigue o que está acontecendo no seu negócio, verifique números e assim torne possível que as melhorias ou conserto de falhas consigam ser feitas em tempo hábil e não prejudiquem suas chances de sucesso. E falando em sucesso, um tema tão interessante para qualquer empreendedor foi nossa escolha para mais um super conteúdo. Confira agora nossos 5 segredos para ser um empreendedor de sucesso!

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