5 dicas para ter um negócio lucrativo em 2022

In dezembro 29, 2021
336 Views

Se o ano de 2020 foi desafiador, em 2021 mantivemos a cautela e ainda enfrentamos muita incerteza em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para o universo empreendedor, foi um período em que se demandou muitas reinvenções para garantir a sobrevivência dos negócios. Muitos batalharam para manter o faturamento saudável, outros buscaram apenas não fechar as portas.

Com a chegada de 2022, uma nova esperança surge: já temos vacinas, o processo de flexibilização das restrições de circulação e funcionamento dos estabelecimentos já está atingindo o chamado “novo normal”, e aos poucos podemos ir respirando aliviados. Pensando nesse momento importante de transição, que pode ser determinante para você empreendedor (seja experiente ou iniciante) reunimos algumas dicas fundamentais para garantir um negócio lucrativo em 2022, independente do segmento em que você atua ou deseja atuar. Continue lendo e confira!

  1. Foco em um planejamento completo

Pode parecer uma dica óbvia, e certamente é, pois em qualquer âmbito da vida o planejamento é fundamental. Na hora de pensar em obter grandes resultados, a elaboração de planejamentos estratégicos sempre alinhados com os objetivos de longo prazo, é imprescindível.

Assim, separe um tempo considerável para organizar os objetivos e o plano estratégico para o ano seguinte considerando sempre o mercado de atuação, a definição de metas e a criação de indicadores e métricas para acompanhar os resultados. Não se esqueça ou negligencie o plano financeiro, que também será importante para que sua empresa consiga investir no planejamento, além de arcar com os impostos.

  1. Escolher um nicho sua atuação

Essa é uma dica de ouro, especialmente para empreendedores iniciantes ou mesmo aqueles em transição de segmento. Isso porque, escolher a área em que o seu negócio atuará é um fator de enorme relevância para o sucesso das estratégias, tendo em vista que empresas são criadas para atender uma demanda específica do público-alvo a fim de gerar lucro. 

Dessa forma, escolher o ramo de atuação vai determinar o que você irá vender, como e para quem. Considerando aqui sempre uma boa pesquisa de mercado, análise criteriosa da concorrência, planejamento de produto/serviço, testes com o público ou até mesmo um MVP (produto mínimo viável).

  1. Pesquisar as tendências do mercado

Já falamos bastante aqui sobre o impacto de um planejamento estratégico bem feito, bem como, a importância de pesquisas. Estudar e pesquisar sobre temas de interesse do negócio é o primeiro passo rumo ao sucesso, especialmente, quando o assunto são tendências. Não é incomum encontrarmos empresários iniciantes que cometem alguns erros básicos ao montar um negócio, e a maioria destes poderiam ser evitados com uma boa pesquisa de mercado. 

Você pode contar com ajuda especializada para realizar essa atividade, e poderá ser necessário mais de uma, por isso considere como um investimento de grande relevância no começo. É importante entender que não vai adiantar planejar o lançamento de algo se não há um público para consumi-lo, por isso priorize uma pesquisa com uma coleta robusta de dados e uma boa análise.

  1. Usar as táticas que deram certo no ramo 

Com uma boa pesquisa de mercado surgem as ideias e os insights na constante busca por inovação. Mas, o segredo do sucesso pode morar na melhor apresentação de modelos que já estão por aí, apenas esperando para serem melhor aplicadas. Mesmo na hora de criar algo novo, você não pode esquecer das técnicas e métodos que já foram testados e obtiveram sucesso. 

  1. Ser resiliente e flexível 

Muito se fala sobre o ato de empreender ser rodeado de riscos, mas apesar disso ser verdade, na hora de pensar em ter um negócio de sucesso você precisa pensar sempre na capacidade de se reconstruir. O mercado por si só já representa um desafio considerável, no atual cenário pós-pandêmico toda a competitividade e obstáculos podem estar ainda maiores em alguns contextos. 

Por isso, a resiliência é uma das características mais importantes na atitude empreendedora, representando não um diferencial mas um pré-requisito para empreendedores de sucesso. Isso porque, na busca por estabilidade no seu segmento, você poderá enfrentar muitas situações de conflitos, crises e cenários de incerteza. Com flexibilidade para melhorar a tomada de decisão, clareza trazida por pesquisas e estudos bem embasados e resiliência para uma visão positiva, você será capaz de tirar de letra!

Agora que você tem algumas dicas para trilhar o caminho do sucesso empreendendo, fique atento às principais tendências de negócios para investir em 2022!

Deixe um comentário